Segmento de sedãs é o que mais terá novidades em 2013
Ao contrário de 2012, quando os hatches dominaram os principais lançamentos, este ano a maior renovação ocorrerá entre os veículos de três volumes
Na Europa, os sedãs estão entre os preferidos do consumidor, com algumas exceções regionais. Já nos Estados Unidos, quem manda são as picapes gigantes, seguidas pelos utilitários esportivos. Por aqui, a situação é bem diferente. O brasileiro gosta mesmo de hatches, modelos com visual mais esportivo e jovem.
Não é uma coincidência. Além do estilo, eles são mais baratos e leves, o que ainda faz a diferença diante de um poder de compra pequeno se comparado a outros mercados. Mas esse panorama mudou muito nos últimos anos. O hatch ainda domina, porém, há outros segmentos importantes como o de SUVs e de sedãs. E são esses últimos os protagonistas de 2013.
Ao contrário de 2012, quando modelos como o HB20 e o Onix dominaram as manchetes, este ano os modelos de “três volumes”, como também são chamados os sedãs, concentrarão a maior parte das novidades. Isso não significa que os hatches perderão o brilho. Há muitos lançamentos nessa categoria, como é natural.
Em compensação, os fãs de picapes, peruas e minivans passarão o ano com praticamente a mesma oferta de produtos. As picapes, aliás, tiveram em 2012 uma renovação acima da média e hoje todas estão em linha com o que há de mais moderno no exterior. Os modelos familiares só deverão mudar em 2014, caso do Fit, por exemplo, e da Idea, que pode dar lugar ao 500L.
Até mesmo os utilitários esportivos, sempre desejados pelo público, não terão uma renovação tão grande. Quem pode fazer barulho nesse setor é a Hyundai com o novo Santa Fe, e a Chevrolet, com o Tracker, caso consiga cota para trazê-lo do México em quantidade significativa.
Confira as principais novidades por segmento:
Mesmo sem a quantidade de novidades de 2012, este ano terá duas estreias de peso, os novos i30 e Focus
Além das versões sedãs do Onix e do HB20, veremos também renovações como o Cerato e o Sentra e também modelos inéditos como o Santana.
De inédito mesmo, apenas o Tracker, da Chevrolet. Mas em 2013 modelos como o Santa Fe e o RAV4 mudarão por completo.