HB20 chega para mudar parâmetros

Compacto nacional da Hyundai surpreende na versão 1.0 e mais ainda com motor 1.6

Hyundai HB20: coreano nacional tem tudo para causar estragos nos rivais mais tradicionais | Imagem: Divulgação

A classe média brasileira está aumentando a cada dia seu poder de compra e a situação favorável também está tornando o consumidor mais exigente. Isso vale para a aquisição de qualquer produto, desde uma geladeira a um automóvel. E, quando o assunto é um carro melhor, há uma enorme lista de exigências. Isso envolve design atraente, mecânica moderna e eficiente, interior confortável e com bom acabamento, equipamentos, boa assistência e, sobretudo, bom preço, atributos que nenhum veículo de passeio popular nacional consegue reunir em sua totalidade. Até que...

Leia também: Hyundai HB20 tem preço inicial de R$ 31.995

...Os coreanos da Hyundai, atualmente a quinta maior fabricante de automóveis do mundo (a Kia também entra no bolo), voltaram seus olhos puxados com mais seriedade para o mercado brasileiro, o quarto maior do planeta no consumo de automóveis. Dois gigantes unidos por um carro compacto revolucionário. “VW Gol, Fiat Palio e outros carros nacionais são bons, mas o HB20 é muito, mas muito melhor”, contou ao AUTOO, com um sorriso de uma orelha a outra, Chang Kyun Han, presidente da “Hyundai Motor Brasil”.

O HB20 era o que estava faltando no mercado nacional, um carro bom e honesto sob todos os pontos de vista que um automóvel deve ser observado e avaliado. Esta parte, caro leitor, confesso que devo escrever em primeira pessoa. Como jornalista automotivo já tive a chance de testar todos os modelos da categoria e posso afirmar que nenhum deles é tão completo e atraente quanto o novo compacto da Hyundai. Vai faltar carro nas lojas, preparem-se. “Eu sei”, prevê Han.

Desenhado para o Brasil

A Hyundai levou três anos para desenvolver o HB20. Milhões de quilômetros foram percorridos em testes pelo Brasil e no exterior e houve até um intercâmbio dos designers da marca, que passaram 20 meses no País absorvendo a cultura e os costumes locais para não errar na conclusão do produto. Deu certo.

O carro, de imediato, chama atenção pela ousadia no design. As linhas seguem o estilo “escultura fluida”, que faz o carro ficar vistoso e com aspecto de artigo de luxo. “Com esse desenho o carro pode dominar a categoria”, afirmou Casey Han, designer-chefe que foi o responsável pelo desenho do HB20.

Leia também: Saiba como comprar o Hyundai HB20

Além de ser bonito, o carrinho da Hyundai também é um dos maiores em espaço interno e dimensões externas do segmento – apenas o Renault Sandero é maior. Por isso, o veículo oferece bom espaço para os ocupantes, seja na fileira de bancos da frente ou atrás. O porta-malas também garante boa capacidade ao comportar 300 litros.

A mesma irreverência do desenho externo é repetida no design da cabine, que é totalmente diferenciada dos demais veículos da categoria onde o HB20 briga. É como se fosse uma versão reduzida do interior do sedã Elantra, pois os materiais de acabamento são de boa qualidade e a montagem é cuidadosa. Um dos pontos de maior destaque é o “Super Vision Cluster”, que nada mais é que um painel de instrumentos completo, com iluminação e desenho modernos e até um pequeno mostrador digital, onde o motorista acessa as funções do computador de bordo, de série desde a versão de entrada.

Motorizações de ponta

A Hyundai também fez bonito ao escolher os motores do HB20. As versões de entrada são empurradas pelo motor 1.0 flex de até 80 cv que tem como grande diferencial o bloco de alumínio com apenas três cilindros, característica que reduz o consumo de combustível – os concorrentes usam motores quatro cilindros. Esse motor ainda conta com comando variável de válvulas, componente que melhora o rendimento do veículo em altas velocidades. E quer saber? O HB20 “mil” anda bem, mesmo com esse “motorzinho”.

O carro não se intimida com o peso do pé do motorista e mostra que tem fôlego suficiente para realizar ultrapassagens seguras acima dos 120 km/h, como pudemos conferir no test-drive de lançamento por estradas de Comandatuba (BA). As arrancadas, porém, deixam a desejar, mas não chegam a ser tão sofríveis como as de um Gol ou Sandero com motores de mesma cilindrada. Todo carro 1.0 está fadado a andar devagar.

Quem não se contentar com o 1.0 pode optar pelo motor 1.6, que é melhor ainda. Nessa opção o carro não só acelera melhor e com mais vigor, como também é mais silencioso, uma vez que o propulsor não precisa fazer tanta força para desenvolver boa velocidade. O segredo está nos 128 cv (a maior potência da categoria, segundo a Hyundai) e o torque de 16,9 kgfm, sendo 85% deles disponíveis abaixo dos 3.000 rpm.

Ponto positivo também para o ajuste do câmbio manual de cinco marchas, seja no 1.0 ou no 1.6 – o modelo de maior cilindrada ainda tem opção de transmissão automática de quatro velocidades. Por esse bom acerto, o HB20 é um daqueles carros instigantes de guiar, já que os engates da alavanca são rápidos e juntos. Ressalvas apenas para a direção hidráulica, que não é progressiva, e a suspensão um pouco dura, principalmente no conjunto traseiro, que oscila em frenagens fortes e ao passar por lombadas.

Os números de desempenho divulgados pela marca agradam. O 1.0 vai do 0 aos 100 km/h em 14,9 segundos e atinge até 160 km/h (sempre com etanol), ao passo que o HB20 1.6 cumpre a prova de aceleração em 9,3 s e bate o ponteiro nos 188 km/h. Valores bons, é verdade, mas inferiores aos do Gol, líder nesse quesito (compare as fichas técnicas deles e de outros concorrentes).

Muito competitivo

“A palavra ‘pelado’ não combina com a Hyundai”, avisou Rodolfo Stopa, diretor de produto da montadora no País. O HB20 já traz um bom pacote de equipamentos desde a versão inicial Comfort, que inclui ar-condicionado, travas e vidros elétricos, airbag duplo frontal e direção hidráulica, ou seja, itens que deveriam ser triviais, mas que são vendidos como (caros) opcionais. E falamos de um carro de R$ 31.995, um preço altamente competitivo e que deve, em breve, fazer o mercado se movimentar, repetindo o efeito JAC Motors, que fez a maioria das montadoras nacionais baixarem os valores de seus populares.

Até a versão topo de linha, Premium 1.6 AT, tem preço competitivo: R$ 47.995. Por essa cifra o carro reúne faróis de neblina, freios ABS, sensor de estacionamento, interior em dois tons, rodas de alumínio aro 15”, rádio com entradas auxiliares e Bluetooth, retrovisores com ajuste elétrico, e por aí segue. “A ideia não é fazer carros baratos, mas sim competitivos”, contou Han, novamente com seu sorriso maroto no rosto.

A cereja do bolo é a garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, estratégia que servirá para atrair clientes mais reticentes com a marca, cuja representação anterior coleciona reclamações de consumidores. Se pensa em comprar um carro compacto e está disposto a gastar mais de R$ 30.000 não deixe de conhecer o HB20, isso se sobrar algum na loja.

 
 
O painel do HB20 segue o padrão dos modelos importados O painel do HB20 segue o padrão dos modelos importados
O banco do motorista possui uma gaveta O banco do motorista possui uma gaveta
O câmbio automático é opcional no modelo 1.6 O câmbio automático é opcional no modelo 1.6
Supervision Cluster Supervision Cluster
Modelo é o primeiro carro nacional da marca coreana Modelo é o primeiro carro nacional da marca coreana
Hatch chega para disputar mercado com Fiat Palio e Volkswagen Gol Hatch chega para disputar mercado com Fiat Palio e Volkswagen Gol
Novo Hyundai HB20 Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20 Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20 Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20 Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20 Novo Hyundai HB20
Compacto é equipado com motor 1.0 de três cilindros nas versões de entrada... Compacto é equipado com motor 1.0 de três cilindros nas versões de entrada...
... mas também pode receber o motor 1.6 com até 128 cv ... mas também pode receber o motor 1.6 com até 128 cv
Hyundai HB20: coreano nacional tem tudo para causar estragos nos rivais mais tradicionais Hyundai HB20: coreano nacional tem tudo para causar estragos nos rivais mais tradicionais
 
 

Ficha técnica

Vendas acumuladas neste ano 86.571 unidades
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa