Toyota Hilux GR-Sport 2023 mostra evoluções consideráveis; confira avaliação

Catálogo recebeu evoluções na mudança de ano/modelo para realçar o comportamento dinâmico; saiba mais
Toyota Hilux 2023

Toyota Hilux 2023 | Imagem: Divulgação

A Toyota Hilux GR-Sport 2023 já está disponível nas concessionárias da fabricante e tivemos a oportunidade de ter um primeiro contato com ela em percursos on e off road durante evento promovido pela marca no Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. 

O GR que acompanha o nome da versão da Hilux faz referência à Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota. Os veículos que ostentam a sigla, nas palavras da Toyota, buscam “combinar dinamismo e prazer de dirigir para o uso diário”. Todo GR-Sport tem alguma mudança mecânica, que podem envolver a potência máxima entregue pelo motor, acerto de chassi ou suspensão, entre outras.

A picape chamou minha atenção logo de cara com seu visual imponente. A Hilux GR-Sport 2023 ostenta uma nova grade frontal que otimiza o arrefecimento do motor e, nos extremos do para-choque frontal, que foi redesenhado, ela passa a contar com pequenos dutos que ajudam a reduzir a turbulência na caixa da roda dianteira.

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux 2023
Imagem: Divulgação

Outra mudança na aerodinâmica é a peça que dá continuidade ao teto da Hilux GR-Sport, no caso um spoiler que está no lugar onde normalmente encontramos um Santo Antônio nas picapes convencionais.

Segundo a Toyota, a peça ajuda a diminuir a turbulência na caçamba, garantindo mais estabilidade ao dirigir em velocidades superiores, além de ajudar na eficiência.   

Falando em estabilidade, esse item recebeu atenção especial no pacote de aprimoramentos para a gama Hilux GR-Sport 2023.

O motor 2.8 turbodiesel segue com 224 cv, 20 cv a mais que as versões convencionais da Hilux. Durante a apresentação da picape, o gerente geral de engenharia da Toyota, Diego Martino, afirmou que a quarta geração da Hilux GR-Sport tem como principal mudança “ter mais performance focada no conforto em alta velocidade”. A bitola dianteira aumentou 140 mm, enquanto a traseira cresceu 155 mm. O vão livre em relação ao solo teve acréscimo de 2 0mm e totaliza 323 mm.

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux 2023
Imagem: Divulgação

Além disso, as suspensões foram atualizadas para proporcionar uma condução mais esportiva e aprimorar o desempenho off-road, como veremos adiante.

Somado à mudança nos eixos temos, encontramos na picape novos amortecedores posicionados de forma otimizada na estrutura da picape, o que melhorou o comportamento dinâmico da Hilux, principalmente em curvas, honrando a assinatura GR-Sport. 

Para completar as mudanças, a marca japonesa aplicou sistema de freio a disco para as rodas traseiras.

Como estamos falando de um veículo que custa mais de R$ 300 mil, a Hilux oferece bom conteúdo de itens de série, como o pacote de assistência à condução e sistema multimídia com tela sensível ao toque fácil de usar e com espelhamento de smartphones. 

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux 2023
Imagem: Divulgação

Off-road com a Hilux GR-Sport 
 
A experiência de pilotagem foi em circuito off-road dentro da fazenda do Autódromo Velocitta e começamos pela Hilux na versão SRX, o que nos permitiu analisar com clareza as mudanças aplicadas na Hilux GR-Sport 2023. 

Contamos também com a ajuda da piloto de rally Amanda de Vasconcellos, que nos deu uma amostra do potencial da picape. 

No final da volta rápida, a experiente piloto afirmou que mesmo com os pneus originais já é possível extrair ótimo comportamento dinâmico picape. 

A nossa sensação ao trocarmos a Hilux SRX pela GR-Sport foi, de fato, a de encontrar um veículo com maior orientação esportiva.

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux 2023
Imagem: Divulgação

É possível constar, por exemplo, que a Hilux GR-Sport responde melhor em pontos mais irregulares do percurso em relação à Hilux SRX, somado com a sensação de controle superior do veículo em curvas e frenagens mais fortes. Tudo isso se converte em mais emoção ao dirigir. 

Em resumo, a Toyota manteve a mesma potência da terceira geração da Hilux GR-Sport, porém aprimorou consideravelmente as respostas dinâmicas desta versão, tornando-a mais estável. 

É possível dizer que a Toyota entrega nessa quarta geração da Hilux GR-Sport um veículo que emula a sensação de condução dos esportivos projetados apenas para rodar no asfalto, mas com o grande diferencial, no caso da picape, de conseguir andar em qualquer terreno quando necessário. 

A Toyota Hilux GR-Sport é oferecida em 4 opções de cor: Preto Attitude, Cinza Granito,Vermelho Volcano com teto Preto Atitude e Branco Lunar com teto Preto Attitude. O preço da picape é de R$ 367.390, já incluindo frete.

Avaliação realizada por Marcelo Barros

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux 2023
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou