Pai do Mustang e salvador da Chrysler, Lee Iacocca morre aos 94 anos

Ícone da indústria automotiva global, norte-americano deixa um grande legado
Acima Lee Iacocca, em 2010, durante evento de homenagem ao seu legado

Acima Lee Iacocca, em 2010, durante evento de homenagem ao seu legado | Imagem: Divulgação

Uma notícia que abalou a madrugada desta quarta-feira (3) no Brasil foi a morte de Lee Iacocca, um dos mais célebres e consagrados executivos da indústria automotiva global. Filho de imigrantes italianos, Lido Anthony “Lee” Iacocca, nasceu na Pennsylvania, em 5 de outubro de 1924, e até o momento a causa de sua morte não foi revelada pela família.

Iacocca ganhou fama na indústria por seu modo de gestão bem peculiar e suas análises em grande parte sempre corretas envolvendo o setor automotivo. O norte-americano ingressou na Ford em 1946 e tornou-se presidente da empresa no fim da década de 1970, sendo o responsável pelo projeto do Mustang.

Após ingressar a Chrysler em 1978, Iacocca preparou um elaborado plano para salvar a empresa que estava quase falida e vislumbrou um segmento que fez muito sucesso nos EUA: as minivans. Com sua plataforma K, que estrou em 1984, a Chrysler fez sucesso com seus modelos de apelo familiar.

A Fiat Chrysler emitiu um comunicado após a morte de Iacocca que reproduzimos na íntegra: a companhia lamenta a notícia da morte de Lee Iacocca. Ele desempenhou um papel histórico na direção da Chrysler através de seu período de crise, tornando-a uma verdadeira força competitiva. Ele foi um dos grandes líderes de nossa empresa e da indústria automobilística como um todo. Ele também desempenhou um papel profundo e incansável no cenário nacional como estadista de negócios e filantropo.

Lee nos deu uma mentalidade que nos motiva até hoje - que é caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem. Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecido pela excelência e também por sua contribuição para a sociedade. Seu legado é a resiliência e fé inabalável no futuro com os quais vivem os homens e mulheres da FCA que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões por ele estabelecidos.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou