Dia do Fusca: "Besouro" lidera vendas de clássicos em 2023; veja ranking

Volkswagen fica bem na frente de rivais como Gol, Opala e Chevette, segundo levantamento
Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP) | Imagem: Divulgação

A Volkswagen estabeleceu que 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca, clássico que em pouco tempo se tornou um fenômeno e que se perpetua até hoje. Não é à toa que ocupou o primeiro lugar na busca dos carros clássicos mais vendidos de 2023. Só no ano de lançamento (1959), foram mais de 8 mil unidades vendidas.

A simplicidade aliada à robustez mecânica, um projeto de autoria de Ferdinand Porsche, por muitas décadas se tornou referência e aproveitada por outros modelos e foras-de-séries em uma época de proibição de carros importados no mercado nacional.

O Fusca cujo nome oficial passou a ser reconhecido a partir de 1983 no Brasil foi o carro mais vendido no mundo, superando o Ford Modelo T.

A data de 20 de janeiro marca o início da produção do modelo no país, em 1959, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com o seu término na produção em 1986 e o retorno em 1993 e, por fim, a sua parada em 1996, o Fusca somou mais de 3,3 milhões de unidades.

O Gol foi outro fenômeno de vendas e foi além com seus mais de 6 milhões de unidades comercializadas em 42 anos de produção e a Kombi, o veículo que mais tempo ficou em produção no Brasil (56 anos) alcançou 1,5 milhão de unidades. 

Utilizando como base a tabela da OLX, conheça estes e outros dos cinco modelos clássicos mais vendidos do Brasil em 2023.

1- Volkswagen Fusca - 40% de participação

Volkswagen Fusca 1985
Volkswagen Fusca é disparado o clássico mais vendido no Brasil hoje em dia pela internet. Acima, exemplar de 1993.
Imagem: Divulgação

O Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porsche com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Graças à sua versatilidade, o modelo passou a ser utilizado com várias finalidades, como uso pelo correio e até veículo militar durante a guerra, em 1939.

No Brasil, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais. A produção do Fusca foi até 1986, mas retomada, em grande estilo, pelo ex-presidente Itamar Franco, em 1993, em São Bernardo do Campo (SP), mas três anos depois, saía de linha definitivamente.


2- Volkswagen Gol - 10% de participação

Volkswagen Gol 1987
Volkswagen Gol ficou em segundo lugar e tem nas versões esportivas as mais procuradas entre os clássicos
Imagem: Divulgação

O hatch da VW foi lançado no Brasil em 1980 utilizando inicialmente a mesma mecânica do Fusca, no caso o velho boxer 1.3 de 50 cv arrefecido a ar, mas o baixo desempenho fez com que em 1981 surgisse a 1.6 a ar de 66 cv.

Coube ao modelo o mérito de ser o primeiro veículo nacional a ser equipado com injeção eletrônica de combustível em 1989 com o esportivo GTI. Além disso, em 2000, ele estreou o primeiro propulsor 1.0 com turbo do país e , em 2003 também foi o primeiro carro nacional a adotar o sistema flex conhecido por usar etanol e ou gasolina no mesmo tanque.


3- Chevrolet Opala - 9% de participação

Chevrolet Opala SS
Chevrolet Opala também figura entre os carros clássicos nacionais mais comprados hoje em dia
Imagem: Divulgação

Outra paixão nacional, o Opala foi o primeiro carro de passeio desenvolvido e fabricado pela General Motors do Brasil e sua produção se deu entre 1968 e 1992. Dele surgiu a Caravan que foi um dos sonhos da família brasileira nos anos 1970, 1980 e 1990. Ambos tiveram as opções mais luxuosas como Comodoro e Diplomata, além da esportiva SS.

Graças a sua robustez mecânica e de fácil manutenção, o Opala foi “adotado” por várias frotas nacionais, servindo de viatura de Polícia Civil e Militar, até carro oficial da Presidência da República. Aliás, o modelo foi estrela nos cinemas e novelas como “A Próxima Vítima”.


4- Chevrolet Chevette - 9% de participação

Chevrolet Chevette
Chevrolet Chevette é outro modelos clássico que tem tid bia procura por quem quer ter um clássico nacional
Imagem: Divulgação

O Chevette trazia a tração traseira, algo incomum para veículos deste segmento. Vendido como um sedã de suas portas, mais tarde veio a de quatro portas, além das carrocerias hatch e perua (Marajó) - ambos oferecidos só com duas portas e picape (Chevy 500). Aliás coube ao utilitário - lançado em 1983 - ser o último carro da família Chevette a deixar a linha de produção no Brasil, no ano de 1995. Porém, a Sedan com quatro portas ainda era fabricada em outros países como Equador e Colômbia.

Com mais de 1,6 milhão de vendas, o Chevette se tornou um dos veículos brasileiros mais populares da General Motors.


5- Volkswagen Kombi - 6% de participação

Volkswagen Kombi Carat 1997
Volkswagen Kombi não poderia ficar fora da lista dos clássicos nacionais vais vendidos pela internet no Brasil
Imagem: Divulgação

Em 1957 a Kombi foi o primeiro veículo a ser fabricado no Brasil pela Volkswagen e com produção mais longa até então. Produzido até 2013, foram 56 anos de fabricação ininterrupta e mais de 1,56 milhão de unidades produzidas. Bastante querida no mundo inteiro, coube ao Brasil ser o último país no mundo a “aposentar” a "Velha Senhora", em 2013.

A sua popularidade ainda é bem lembrada graças aos inúmeros exemplares que ainda estão em circulação em solo nacional e a sua valentia é traduzida através das frotas de empresas que ainda usam o modelo como ferramenta de trabalho.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou