VW up! TSI prova que queremos carros mais modernos
Opção com motor 1.0 turbo do hatch já responde por cerca de metade das vendas
Toda tecnologia, em especial quando nova, tem seu custo. Se os carros elétricos e até mesmo híbridos ainda parecem distantes do Brasil por uma série de entraves econômicos (como o Dólar alto) e políticos (a falta de mais incentivos fiscais), ao menos uma tendência registrada pelo Volkswagen up! nos mostra que os brasileiros estão dispostos a pagar mais para ter um produto moderno e eficiente.
A fabricante alemã revelou que ao longo dos seis primeiros meses do ano das 20.298 unidades vendidas do up!, 8.785 contavam com o motor 1.0 turbo sob o capô. Além de receber vários prêmios da imprensa especializada, o propulsor mostra que as empresas que se arriscarem a oferecer novas tecnologias por aqui poderão se dar muito bem.
Oferecido a partir da versão move up! tabelada em R$ 47.890, o interessado em um up! TSI tem que gastar bem mais do que o compacto em sua versão de entrada, a take up!, com preço sugerido de R$ 36.290. Porém, é importante destacar, que o up! com motor 1.0 turbo já traz de série a direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, itens que já se tornaram praticamente obrigatórios para os brasileiros que buscam um carro novo. A diferença em termos finaceiros, que supera R$ 10.000, mostra que os clientes por aqui estão dispostos a investir mais dinheiro desde que o carro entregue uma contrapartida interessante, como o bom desempenho e baixo consumo no caso do up! TSI.
Produzido no Brasil, o motor 1.0 TSI já soma mais de 170 mil unidades saídas da unidade da Volkswagen em São Carlos, interior de São Paulo. Na linha de produção em questão foram investidos R$ 900 milhões desde 2012 e o propulsor tem grande chance de figurar também sob o capô do Golf em breve, como antecipamos no AUTOO.