VW terá 15 novidades no Brasil até 2025; veja algumas apostas
Lançamentos contemplam modelos com propulsão flex, híbridos e elétricos, antecipa a fabricante
Em paralelo ao lançamento do Polo 2023, a Volkswagen realizou um anúncio relevante no mesmo evento de apresentação do hatch.
A fabricante comunicou o início de sua renovação de gama no mercado brasileiro, ciclo que será concluído até 2025.
De acordo com a VW, a iniciativa prevê a apresentação de 15 novidades no mercado brasileiro, contemplando modelos flex, híbridos e elétricos.
De acordo com a Volkswagen, a contagem de lançamentos começou com o novo Jetta GLI 2022, introduzido em abril deste ano, e engloba também o novo Polo 2023.
Apostas
Claro que a Volkswagen não antecipou quais serão esses novos produtos, entretanto podemos fazer algumas apostas.
A mais óbvia delas é o Polo Track, versão simplificada do hatch compacto que será posicionada como o novo modelo de entrada da VW no Brasil.
A ser produzido em Taubaté (SP), o Polo Track está confirmado para chegar ao mercado em 2023, com preço certamente abaixo dos R$ 82 mil praticados no recém-lançado Polo MPI 2023 ou, quem sabe, até mesmo substituindo o catálogo em questão.
Também deve integrar o cronograma de lançamentos da VW o facelift para o Virtus.
Já o SUV médio Tiguan Allspace deverá retornar ao Brasil quando sua nova geração for introduzida no exterior em 2024.
Avançando para o universo de modelos eletrificados, rumores apontam que o SUV intermediário Taos deverá inaugurar a mecânica híbrida flex no portfólio da VW em um horizonte de curto prazo.
Também é provável que a marca alemã dê início à comercialização no país do ID.3 e do ID.4, modelos 100% elétricos já em avaliação no Brasil.
Um projeto muito importante para a VW dentro do seu novo ciclo de investimentos é a renovação do Gol.
O modelo mais emblemático da empresa em nosso mercado deverá evoluir em sua proposta, segundo apontam informações de bastidores, migrando para a categoria dos crossovers pequenos, nos moldes do Fiat Pulse e do futuro projeto HJF da Renault.
Não podemos nos esquecer de que a VW vai lançar em 2024 seu facelift para a Amarok produzida na Argentina, renovando não só o visual da picape média, mas também tornando-a mais sofisticada e incrementando seu conteúdo de segurança, tecnologia e conectividade.
Por fim, ainda paira a incógnita sobre o projeto da Tarok, picape intermediária do mesmo porte da Fiat Toro e revelada globalmente em 2018 no Salão de São Paulo.
Segundo reportou o colunista Fernando Calmon em maio deste ano, a Volkswagen estaria enfrentando dificuldades para “fechar a conta” entre a viabilidade econômica, mercadológica e industrial para o modelo. De qualquer forma, se sair do papel, a Tarok deverá ser produzida em alguma planta da VW no Brasil.