VW terá 15 novidades no Brasil até 2025; veja algumas apostas

Lançamentos contemplam modelos com propulsão flex, híbridos e elétricos, antecipa a fabricante
Elétrico ID.4 deve figurar como uma das novidades da VW até 2025

Elétrico ID.4 deve figurar como uma das novidades da VW até 2025 | Imagem: Divulgação

Em paralelo ao lançamento do Polo 2023, a Volkswagen realizou um anúncio relevante no mesmo evento de apresentação do hatch. 

A fabricante comunicou o início de sua renovação de gama no mercado brasileiro, ciclo que será concluído até 2025. 

De acordo com a VW, a iniciativa prevê a apresentação de 15 novidades no mercado brasileiro, contemplando modelos flex, híbridos e elétricos. 

De acordo com a Volkswagen, a contagem de lançamentos começou com o novo Jetta GLI 2022, introduzido em abril deste ano, e engloba também o novo Polo 2023.  

Apostas 

Claro que a Volkswagen não antecipou quais serão esses novos produtos, entretanto podemos fazer algumas apostas. 

A mais óbvia delas é o Polo Track, versão simplificada do hatch compacto que será posicionada como o novo modelo de entrada da VW no Brasil. 

A ser produzido em Taubaté (SP), o Polo Track está confirmado para chegar ao mercado em 2023, com preço certamente abaixo dos R$ 82 mil praticados no recém-lançado Polo MPI 2023 ou, quem sabe, até mesmo substituindo o catálogo em questão. 

Acima a primeira imagem oficial do Polo Track: hatch de entrada estreia em 2023
Acima a primeira imagem oficial do Polo Track: hatch de entrada estreia em 2023
Imagem: Divulgação

Também deve integrar o cronograma de lançamentos da VW o facelift para o Virtus.

Já o SUV médio Tiguan Allspace deverá retornar ao Brasil quando sua nova geração for introduzida no exterior em 2024.  

Avançando para o universo de modelos eletrificados, rumores apontam que o SUV intermediário Taos deverá inaugurar a mecânica híbrida flex no portfólio da VW em um horizonte de curto prazo. 

VW Virtus indiano é lançado oficialmente
VW Virtus indiano antecipa novidades estéticas para o sedã compacto nacional
Imagem: Divulgação

Também é provável que a marca alemã dê início à comercialização no país do ID.3 e do ID.4, modelos 100% elétricos já em avaliação no Brasil

Um projeto muito importante para a VW dentro do seu novo ciclo de investimentos é a renovação do Gol

O modelo mais emblemático da empresa em nosso mercado deverá evoluir em sua proposta, segundo apontam informações de bastidores, migrando para a categoria dos crossovers pequenos, nos moldes do Fiat Pulse e do futuro projeto HJF da Renault

Não podemos nos esquecer de que a VW vai lançar em 2024 seu facelift para a Amarok produzida na Argentina, renovando não só o visual da picape média, mas também tornando-a mais sofisticada e incrementando seu conteúdo de segurança, tecnologia e conectividade. 

Por fim, ainda paira a incógnita sobre o projeto da Tarok, picape intermediária do mesmo porte da Fiat Toro e revelada globalmente em 2018 no Salão de São Paulo. 

Segundo reportou o colunista Fernando Calmon em maio deste ano, a Volkswagen estaria enfrentando dificuldades para “fechar a conta” entre a viabilidade econômica, mercadológica e industrial para o modelo. De qualquer forma, se sair do papel, a Tarok deverá ser produzida em alguma planta da VW no Brasil.  

Acima o protótipo da VW Tarok sendo apresentado no Salão de SP em 2018
Protótipo VW Tarok apresentado no Salão de SP em 2018: rival da Toro segue uma incógnita  
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis