VW tenta animar vendas de Gol e Voyage
Dupla estreia a linha 2017 com bons descontos, novo motor 1.0 e foco na conectividade
A Volkswagen inicia nesta semana as vendas da linha 2017 do Gol e Voyage, que passam a ficar mais sintonizados com os concorrentes em termos de propulsão e tecnologia a bordo. É uma mexida muito bem-vinda, uma vez que o Gol, outrora o carro mais vendido do Brasil há 27 anos, em janeiro não conseguiu emplacar sequer 4.000 unidades, ficando atrás até mesmo do Toyota Corolla.
Por fora as mudanças do Gol são apenas burocráticas, o suficiente para que a Volks consiga colocar um “novo” na propaganda. Visto de frente, o destaque vai para o novo para-choque, com “elementos do Golf GTI”, destaca Luiz Veiga, responsável pela área de design da marca no Brasil. O capô também foi refeito, assim como os farois são novos. Já a parte traseira conta com as mudanças mais significativas do modelo. Para acomodar as novas lanternas, a lateral do modelo foi alterada, marcando uma alteração mais significativa. A tampa traseira também é nova e forma uma junção interessante com os elementos de iluminação. O resultado final agrada para um facelift. O Voyage, por sua vez, repete as mesmas mudanças na dianteira presentes no Gol.
Mas é sob o capô e na parte interna que estão as novidades mais importantes do Gol e do Voyage. O motor 1.0 agora é o mesmo do up! De entrada, sendo que parece muito difícil o Gol receber um dia a variante TSI (turbo com injeção direta). De qualquer forma, já é um salto importante para o hatch e o sedã, que tornam-se mais competitivos. Além de moderno e eficiente, entregando 82 cv e 10,4 kgfm de torque, o 1.0 tricilíndrico ainda traz recursos importantes, como o sistema “E-Flex”, que dispensa o tanquinho de partida a frio. Para quem quer mais desempenho, a opção é partir para conhecido 1.6 8V de 104 cv com etanol. Assim como o 1.0 TSI, a dupla Gol e Voyage não deverá receber o 1.6 16V o que acarreta no fim de linha para o Gol Rallye.
Partindo para o interior, o Gol e o Voyage contam com novo painel e aprimoramentos no revestimento interno (bancos e laterais de porta). O sedã, na versão Highline, ganhou uma interessante tonalidade avermelhada de muito bom gosto. As saídas de ar de formato circular deram lugar a novas peças retangulares e a qualidade dos plásticos utilizados no acabamento também está melhor, reduzindo aquela sensação de simplicidade que o Gol e o Voyage, em especial nas versões de entrada, nos causava.
O cluster (painel de instrumentos) também foi revisto e está 30% maior. A visualização de fato melhorou bem e o volante, que é similar ao do Golf e conta com borboletas para troca de marcha na versão I-Motion, ajuda a criar um aspecto melhor para a cabine do Gol e Voyage 2017. Na versão Comfortline o painel conta com plásticos mais escuros na parte superior e mais claros na inferior, racioncínio que se inverte na opção topo de linha Highline, que também se diferencia por contar com algumas peças na tonalidade bege claro, como a tampa do porta-luvas.
Mas o grande destaque do Gol e Voyage 2017 vai para a inclusão da central multimídia com a funcionalidade App-Connect, que permite espelhar a tela do celular e controlar aplicativos do smartphone direto no sistema de som. Ele é um opcional, contudo, que custa R$ 1.755 e traz consigo mais 4 alto-falantes e 2 tweeters. Pelo conforto e conveniência que proporciona, até vale o investimento. Na versão Highline a central Discover Media com GPS acrescenta R$ 2.360 ao preço do modelo.
Partindo para os preços, a Volkswagen resolveu adotar uma política bem agressiva para o Gol e o Voyage de entrada, na versão Trendline 1.0. No caso do Gol, a marca vai conceder um desconto de R$ 1.910 para o carro completo, já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, o que resulta em um preço tabelado de R$ 37.690. Já para o Voyage nas mesmas condições o desconto é maior ainda e chega a R$ 3.520, resultado em um valor sugerido de R$ 43.790.
Dessa forma o Gol torna-se bem mais competitivo, já que um Chevrolet Onix LS 1.0 é tabelado em R$ 38.990 e ainda fica devendo os vidros e travas elétricas. Um Hyundai HB20 na opção Comfort, com motor 1.0 de 3 cilindros, custa R$ 40.545, porém traz os mesmos itens que o Gol mencionado anteriormente mais computador de bordo e rádio com Bluetooth, entradas auxiliares e MP3 player.
Uma novidade do Gol é a versão Connect, que será oferecida com os motores 1.0 e 1.6 e traz de série a central multimídia Discover Media com navegação integrada. Ela é a mais sofisticada da gama de infoentretenimento da marca. O Gol Connect será oferecido somente na cor Azul Lagoon e, para seguir a cor da carroceria, conta com elementos de acabamento interno (faixa no painel e parte do revestimento dos bancos) na mesma tonalidade.
Confira abaixo os preços de toda a gama Gol e Voyage 2017:
Gol 1.0 Trendline: R$ 34.890 (preço sem os opcionais)
Gol 1.0 Comfortline: R$ 42.690 (acrescenta chave canivete, ar-condicionado, sistema de som Media Plus, rodas de aço aro 15”, dentre outros)
Gol 1.0 Connect: R$ 45.190
Gol 1.6 Trendline: R$ 40.190
Gol 1.6 Comfortline: R$ 47.490
Gol 1.6 Connect: R$ 49.990
Gol 1.6 Highline: R$ 51.990 (acrescenta rodas de liga leve aro 15”, central multimídia Composition Touch, alarme, sensor de estacionamento, computador de bordo, pedaleiras esportivas, dentre outros)
Gol 1.6 I-Motion Comfortline: R$ 50.790
Gol 1.6 I-Motion Connect: R$ 53.290
Gol 1.6 I-Motion Highline: R$ 55.290
Voyage 2017
Voyage 1.0 Trendline: R$ 40.990
Voyage 1.0 Comfortline: R$ 46.490
Voyage 1.6 Trendline: R$ 44.590
Voyage 1.6 Comfortline: R$ 49.790
Voyage 1.6 Highline: R$ 55.290
Voyage 1.6 I-Motion Comfortline: R$ 53.090
Voyage 1.6 I-Motion Highline: R$ 58.590