VW Taos ''tem tudo para superar o Compass'', dizem os argentinos

Novo SUV médio da Volkswagen começará a ser vendido no país vizinho apenas em junho, mas já está agradando
Volkswagen Taos 2021

Volkswagen Taos 2021 | Imagem: Divulgação

Desde a confirmação de sua chegada, em outubro, o Volkswagen Taos está mostrando que tem potencial para dificultar a vida de outros SUVs médios do mercado, incluindo o líder do segmento: o Jeep Compass. Depois de já ter agradado os jornalistas mexicanos, o modelo está sendo exposto na Argentina, onde deve começar a ser vendido em junho.

No país vizinho, o Volkswagen Taos será comercializado em duas configurações: Comfortline e Highline. Há ainda um opcional para a última, chamado de Pack Hero. Os preços ainda não foram confirmados por lá, mas devem ficar entre 2.800.000 pesos (R$ 172,9 mil) e 3.500.000 pesos (R$ 216,2 mil). Em exposição numa feira nos arredores de Buenos Aires (ARG), o modelo já foi alvo de uma breve avaliação pelo site Argentina Autoblog.

O que ele tem?

O carro que está sendo exposto e foi avaliado era um Taos Highline sem opcionais. A lista de equipamentos oficiais ainda não foi confirmada, mas o carro testado trazia uma grade mais proeminente, rodas de 18 polegadas, faróis de LED, seis airbags, controle de estabilidade, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança involuntária de faixa e frenagem autônoma de emergência.

Por enquanto, o Volkswagen Taos é equipado sempre com o conhecido motor 1.4 turbo a gasolina (na Argentina). Ele entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Enquanto a versão Comfortline tem barra de torção na traseira, a Highline já traz suspensão independente. Nas medidas, o SUV tem 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,64 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. O porta-malas leva 450 litros.

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

A novidade será fabricada na linha de montagem da Volkswagen em Pacheco (ARG), que recebeu uma série de investimentos para produzir o Taos, realizando as adaptações necessárias para a construção de veículos com a plataforma MQB-A, variante maior da arquitetura global da VW para carros compactos.

O que acharam do Volkswagen Taos?

Os argentinos repetiram diversas vezes que o contato com o novo SUV da VW foi breve, resumindo-se a alguns quilômetros em um parque de exposições com asfalto, areia e alguns barrancos . No entanto, algumas coisas já ficaram evidentes. A começar pelo visual: foi dito que as linhas do Taos não são revolucionárias, como é de praxe na montadora, mas agradam e são elegantes.

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

A publicação se disse surpreendida com a qualidade do acabamento interno do Taos Highline avaliado. A escolha de materiais foi boa, com detalhes macios ao toque no painel e nas portas. Os acabamentos internos de alumínio também agradaram, assim como o tecido sintético perfurado presente nos bancos do SUV. O espaço também é bom, com sobras para as pernas dos passageiros traseiros, mas é mais estreito por dentro que um Tiguan.

Guiando, o Taos foi descrito dinamicamente como mais próximo do Nivus do que de outros carros importados da Volkswagen. Isso acontece porque a suspensão é mais macia e filtra bem as imperfeições do pavimento. Enquanto foi dito que é uma sensação estranha para um VW, geralmente mais firme, traz muito conforto e uma sensação de isolamento aos ocupantes.

A mecânica foi descrita como “tudo o que se espera deste conjunto já familiar”. O motor 1.4 sempre dá a sensação de ter um pouco mais de potência e torque do que o declarado pela marca. E a caixa de transmissão automática combina muito bem, com uma resposta rápida, embora nem um pouco esportiva, segundo a publicação.

Na conclusão, os argentinos disseram que o breve contato com o VW Taos deixou uma sensação agradável. Sem revoluções estéticas e apostando em uma mecânica comprovada e eficiente, o SUV conta ainda com bom nível de equipamentos, muito conforto e qualidade de construção. O jornalista finalizou dizendo que, da mesma forma que o T-Cross superou as vendas do Ford EcoSport por lá em pouco tempo, quem tem que se cuidar agora é o Jeep Compass.

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva