VW Taos é revelado! Confira os detalhes iniciais do SUV rival do Jeep Compass
Modelo estreia na metade de 2021 posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace no Brasil
Como estava previsto, a Volkswagen apresentou na noite desta terça-feira (13) as primeiras imagens oficiais do Taos, seu aguardado SUV médio que será produzido na Argentina para abastecer os mercado da América do Sul. Aqui no Brasil, a novidade estreia no segundo trimestre de 2021 e vai disputar mercado com o Jeep Compass e o futuro Toyota Corolla Cross nacional.
Apesar das subsidiárias da Volkswagen na Argentina e Brasil ainda não abordarem os detalhes técnicos do SUV, chama a atenção nas primeiras imagens o longo entre-eixos do Taos e os balanços dianteiro e traseiro relativamente curtos, o que sinaliza uma cabine ampla para os cinco passageiros que o SUV poderá transportar.
O braço norte-americano da marca, por sua vez, foi bem mais generoso nas informações e apresentou os primeiros dados oficiais da novidade.
O Taos norte-americano, que será produzido no México, terá 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura. O entre-eixos, por sua vez, alcança 2,69 m. Apenas como comparação, o Jeep Compass conta com 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,63 m de altura (1,66 m na configuração Trailhawk). O entre-eixos do Jeep fica em 2,63 m. De qualquer forma, é muito provável que o Taos argentino preserve as mesmas dimensões.
De acordo com os detalhes iniciais do Taos norte-americano, o porta-malas será um de seus pontos fortes. O SUV recém-revelado terá compartimento de bagagens para 795 litros, porém a fabricante não especifica o padrão de medição e se o número foi obtido até o nível do encosto do banco traseiro, como é padrão e regulado por força de lei no Brasil. Algo a ser conferido quando o modelo for lançado aqui. De qualquer forma, é um indício de que o porta-malas do Taos deverá superar, com folga, a capacidade de 410 litros do porta-malas do Jeep Compass (390 litros na opção diesel Trailhawk).
Na parte mecânica, os irmãos do Norte terão uma diferença significativa sob o capô. Enquanto para EUA, México e Canadá a Volkswagen vai aplicar no Taos uma variante 1.5 turbo baseada na família EA211, aqui no Brasil e demais países vizinhos o Taos argentino será movido pelo atual motor 1.4 TSI encontrado hoje no T-Cross Highline e nas versões de entrada do Tiguan Allspace. Na dupla citada, ele entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, transmissão que também deverá figurar no Taos sul-americano caso a VW não promova nenhuma surpresa para diferenciar o SUV.
Bem mais sofisticado, o Taos mexicano terá não só um motor retrabalhado e mais eficiente, como também a opção das caixas automática de 8 marchas (tração dianteira) e dupla embreagem com 7 marchas para a opção com tração integral 4Motion.
No campo dos equipamentos, a Volkswagen antecipou que o Taos produzido na Argentina será equipado (provavelmente dependendo da versão) com o piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, painel de instrumentos digital, carregador por indução para smartphones compatíveis com a tecnologia e a nova central multimídia VW Play com tela de 10,25”, entre outros recursos. Pelas imagens também é possível constatar que o SUV terá a opção de teto solar e pintura contrastante da carroceria.
Um destaque para o Taos será a estreia em um veículo da Volkswagen produzido na região da tecnologia IQ.Light para os faróis. Segundo a fabricante, ela “permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais”. O sistema ainda conta com o ajuste automático para o facho alto (Dynamic Light Assist) e mecanismo de luz de conversão dinâmica, que acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplica ao volante.