VW Taigun, o T-Cross indiano, é revelado oficialmente
Inspirado pelo SUV brasileiro da Volkswagen, novidade indiana traz maior índice de componentes locais na fabricação
Enquanto marcas sul-coreanas como Hyundai e Kia investiram pesadamente no segmento de SUVs compactos para o mercado indiano, focando no grande volume de peças produzidas por lá, a Volkswagen ficou em desvantagem por trazer produtos que ainda dependiam muito de componentes importados. Agora, isso deve mudar com o lançamento de um novo utilitário esportivo compacto.
Trata-se do Taigun, nome que a Volkswagen da Índia resgatou para ser utilizado em seu novo SUV compacto para aquele país. A novidade foi apresentada oficialmente hoje (31/3) por lá, mas deve começar a chegar nas lojas indianas a partir de agosto. A imprensa daquele país especula que seus preços devem partir de 1.000.000 de rúpias (R$ 78,6 mil).
O Volkswagen Taigun é muito similar ao nosso T-Cross. Isso acontece pelo fato de as engenharias de ambos os países terem trabalhado em conjunto para o desenvolvimento do SUV indiano. As diferenças são pequenas, concentradas na dianteira com linhas exclusivas para lá. A traseira, porém, é praticamente idêntica. Outra diferença é a arquitetura. O T-Cross usa a plataforma MQB-A0, enquanto o Taigun utiliza a MQB-A0 IN, que recebe esse nome devido ao maior uso de componentes fabricados na Índia.
A imprensa indiana diz que o Taigun e o Skoda Kushaq, que usam a mesma plataforma por lá, têm grandes chances de colocar a VW de volta na disputa entre os SUVs compactos. O modelo de lá trará itens já vistos no Brasil, como o painel de instrumentos digital e a multimídia VW Play, nas versões mais caras. No entanto, a mídia na Índia já apontou que o Taigun é mais estreito que alguns rivais na cabine. Ele mede ainda 4,20 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.
Em termos de mecânica, também trará o 1.0 turbo de três cilindros, entregando por lá 115 cv e podendo ser acompanhado por um câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. Porém, também será oferecido o 1.5 turbo de 150 cv, mais moderno que o 1.4 visto no Brasil, que terá transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades.