VW Taigun estreia na Índia com mecânica sofisticada e preço similar ao T-Cross
Assim como no Brasil, SUV disputará mercado por lá com Nissan Kicks, Hyundai Creta e cia.
Indústria altamente globalizada, todos os lançamento e novidades do setor automotivo que surgem nos quatro cantos do mundo merecem nossa atenção, em especial envolvendo marcas e modelos comercializados em nosso país.
Nesta quinta-feira (23) a Volkswagen iniciou as vendas do Taigun na Índia, modelo que nada mais é do que uma adaptação do T-Cross para o país asiático.
Em relação ao SUV vendido aqui, o Taigun indiano terá algumas evoluções interessantes, em especial na parte mecânica.
As versões mais caras do Taigun vão trazer sob o capô o propulsor 1.5 TSI, uma evolução do 1.4 TSI aplicado no T-Cross Highline nacional.
Mais eficiente, o propulsor poderá ser associado tanto a uma caixa manual 6 marchas como ao câmbio de dupla embreagem com 7 velocidades.
Mecânica
Apesar dos números de potência (150 cv) e torque (25,5 kgfm) praticamente iguais aos do 1.4 TSI brasileiro, o motor de maior deslocamento oferecido na Índia conta com recursos para otimizar a economia de combustível e redução de emissões, como o mecanismo de desativação de cilindros.
Em complemento ao 1.5 TSI, o VW Taigun contará também com o 1.0 TSI sob o capô, entregando 115 cv e 17,5 kgfm de torque, portanto uma calibração mais branda em relação ao T-Cross nacional.
Vale destacar que os dois propulsores operam por lá somente com gasolina, apesar da Índia demonstrar avanços recentes para a adoção de propulsores flex.
Em termos de preço, a configuração 1.0 TSI automática mais acessível do VW Taigun custará o equivalente a R$ 101.200, valor semelhante ao T-Cross Sense nacional (R$ 96.290).
O Taigun topo de linha, denominado GT Plus 1.5 TSI, será tabelado em cerca de R$ 125.600. Aqui no Brasil, um T-Cross Highline 1.4 TSI encontra-se atualmente tabelado em R$ 146.200.
Interessante destacar que o Taigun conta com 4 anos de garantia ou 100 mil km, podendo ser ampliada para 7 anos ou 150 mil km. No Brasil, o T-Cross recebe cobertura integral de fábrica por 3 anos.