VW T-Cross Sense 200 TSI e Hyundai Creta Action 1.6. Qual se sai melhor?

SUVs mais vendidos do Brasil têm seus pontos fortes para liderar; saiba o que cada um oferece
Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta são os dois SUVs mais vendidos do mercado no primeiro semestre de 2024

Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta são os dois SUVs mais vendidos do mercado no primeiro semestre de 2024 | Imagem: Divulgação

O Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta são os SUVs mais vendidos no primeiro semestre de 2024, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). O primeiro recebeu mudanças em maio deste ano e o outro vai mudar apenas no ínicio do ano que vem, quando ficará com o mesmo visual adotado em outros países emergentes, entre os quais a Índia.

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Dando uma olhada no desempenho nas vendas de ambos, o T-Cross teve 5.936 unidades vendidas de janeiro e junho, conforme a Fenabrave,  enquanto que o Creta vem logo atrás, com 5.858. No acumulado do ano, SUV da Volkswagen somou 31.519 unidades, ante 30.351 do rival da Hyundai, o que representa uma diferença de meras 12 unidades.

Pelo visto, a briga entre Volkwagen T-Cross e Hyundai Creta tende a ficar cada vez mais acirrada. Isso porque as novidades no modelo da marca coreana serão maiores que as que o concorrente recebeu. De qualquer forma, fica a pergunta:  Qual se sai melhor em cinco pontos fortes?

Resolvemos enumerar alguns pontos fortes de cada SUV em suas versões de entrada, Sense 200 TSI do VW T-Cross R$ 119.890) e Action 1.6 do Hyundai Creta (R$ 119.990), o que deve ajudar a decidir qual deles é mais adequado ao seu perfil.

1- Consumo

A começar pelo consumo, o VW se sai melhor. Com seu motor turbo 1.0 12V faz 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l no ciclo urbano e 14,3 km/l no rodoviário, se abastecido com gasolina. 

No caso do Hyundai, equipado com propulsor 1.6 16V aspirado, os números são, nessa ordem: 7,1; 8,1; 9,7 e 12,1 km/l. Portanto, o modelo da Volkswagen acaba sendo um pouco mais econômico. 

2- Espaço interno

O Creta tem 10 cm a mais no comprimento (4,29 metros contra 4,19 m) e 7 cm mais alto (1,63 m de altura ante 1,56 m) ao T-Cross o que se traduz em melhor aproveitamento de espaço interno, mas atrás, o passageiro do meio “briga” com o túnel central para acomodar as pernas. 

Se você costuma abarrotar o porta-malas, os 431 litros do Creta também se saem melhor que os 373 l do T-Cross. Com mais espaço que o T-Cross, temos um empate por enquanto: 1x1. 

3- Potência e torque

Se a questão de ordem é agilidade, o T-Cross é imbatível. Com o 1.0 turbo 12V de 128 cv de potência no etanol e 116 cv na gasolina e 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis,  faz de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade final de 187 km/h.

Já o motor da Hyundai, o 1.6 aspirado de 128/123 cv e 16,5/16 kgfm do Creta tem menos fôlego, acererando de 0 a 100 km/h em 12 s e atingindo 172 km/h. Vale destacar que os dois têm câmbio automático de seis marchas. Mas o T-Cross consegue ser mais ágil, saindo do empate e assumindo a liderança com um 2x1.

4- Equipamentos principais

Nos itens de segurança, ponto para o T-Cross novamente. Além de seis airbags, dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina (no Creta são apenas dois, sendo um para o motorista e um para passageiro), há ainda bloqueio automático do diferencial (EDS), muito útil em pisos de baixa aderência.

No quesito conforto,  VW traz a mais os retrovisores externos com função "Tilt down" que ajuda na hora de estacionar. Assim, o T-Cross amplia sua vantagem para 3x1. 


5- Serviços de pós-venda

Na questão do pós-venda, os cinco anos de garantia da Hyundai - sem limite de quilometragem para a particular traz mais confiabilidade e segurança para seus clientes. Fora isso, a revisão programada da marca traz mais transparência ao consumidor. 

A VW, por outro lado, dá três anos de benefício, com limite de 10 mil quilômetros ou 12 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro, mas mantém a mesma política da revisão programada, porém a primeira sai 114% mais cara em relação à da Hyundai, que acaba perdendo nesse comparativo de 5 pontos por 3x2. 

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Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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