VW revela protótipo do I.D GTI, para encantar fãs de Polo e Golf

Ainda não há dados de desempenho, mas modelo elétrico deverá o mais rápido do marca
VW. ID GTI Concept

VW. ID GTI Concept | Imagem: Divulgação

AVolkswagen planejou bem a data da apresentação do protótipo do I.D GTI. Não apenas porque foi no Salão de Munique (Alemanha), entre os dias 5 e 10 de setembro. Mas também por ter sido logo depois do anúncio do último Golf GTI com câmbio manual, o 380 Clubsport. Agora, com o primeiro elétrico conceitual, a marca dá o ponta pé inicial para uma nova era para a tradicional sigla de esportivos que começou há  47 anos. 

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O ID. GTI é baseado no elétrico ID.2all e deverá ser o modelo eletrificado com o menor tempo na aceleração de 0 a 100 km/h, em torno de 5 segundos. Sua potência ficará acima dos 231 cv prometidos pelo ID.2 que será produzido em série. Além disso, o carro terá vários itens exclusivos e detalhes que lembram seus antepassados com a mesma sigla com a diferença que o "I" não se refere à injeção, mas "inteligência".

Para os puristas, a Volkswagen tratou de incluir um sintetizador que imita o ronco do motor de alguns dos modelos GTI a combustão. Os filetes vermelhos também é herança dos esportivos térmicos da marca alemã, assim como os defletores de ar e o difusor na parte de baixo do para-choque traseiro e os diversos emblemas GTI por todos os lados do carro.

Também chama atenção as rodas de aro 20 inspiradas nas do Golf e do cupê Scirocco de 40 anos atrás.  Mas também há referências sutis aos heróis GTi mais recentes: a única nervura de montagem central da asa traseira ecoa a do atual GTI Clubsport.

VW ID. GTI
Interior ainda conceitual do ID.GTI mostra apenas uma ideia de como será a versão que será fabricada em série
Imagem: Divulgação

Por dentro, é uma mistura semelhante de influências novas e antigas. O tecido do assento é atrevidamente chamado de Jack-e, uma referência ao estofamento xadrez Jacky encontrado no Mk6 GTI, e o encosto do banco do motorista apresenta um batimento cardíaco LED pulsante para avisar quando o carro está trancado.

O volante olha ainda mais para trás, para 1976 e o ​​primeiro Golf GTI, em busca de inspiração para seu airbag central baixo, embora o que os compradores daquela época teriam feito com a parte superior e inferior plana do novo aro, ou o soquete da chave em a base do raio vertical, não podemos dizer.

O clássico câmbio de bola de golfe também ganha outro destaque, mas como o controle de câmbio mudou para a haste da coluna, como no ID.7 e no novo Passat , a bola de golfe agora funciona como o botão GTI Experience Control no console central de onde o motorista pode ajustar os modos de condução e a aparência dos displays digitais.

Selecione o modo Vintage, por exemplo, e o pacote de medidores digitais de 10,9 polegadas assume a aparência do painel Mk1 GTI pós-facelift, e a tela do tablet de 12,9 polegadas - que a VW diz estar quase pronta para produção, com menus e tudo - fica uma reforma visual também.

O protótipo da Volkswagen também vem com um head-up display avançado de realidade aumentada que pode projetar informações no para-brisa para que o motorista e o passageiro vejam. Mude para o modo GTI e a iluminação interna muda para um vermelho sombrio e, se você estiver em uma pista de corrida, receberá um mapa do percurso, além dos dados da volta.

VW ID. GTI
VW ID. GTI tem defletores de ar e a sigla dos esportivos da marca espalhada por todos os lados do carro
Imagem: Divulgação

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana