VW prepara Golf 1.0 e mais novidades
Hatch médio deverá trocar o 1.6 16V em sua versão de entrada por um motor mais eficiente
Apesar de ter conseguido um bom preço para sua versão de entrada, no caso R$ 76.590 com o câmbio manual de 5 marchas, a Volkswagen vive um impasse com o Golf Comfortline: o motor 1.6 16V não caiu nada bem ao modelo, que registrou números de desempenho e consumo bem aquém do esperado, em especial na versão automática.
Pois é, mas agora a marca promete uma tacada mais certeira para o modelo. Aproveitando que o excelente – e muito bem aceito – motor 1.0 TSI já é produzido no Brasil, o que diminui custos e ajuda em termos de disponibilidade logística, a VW passará a oferecê-lo no Golf em substituição ao 1.6 16V atual.
É bem possível que o 1.0 com turbo e injeção direta entregue mais do que os 105 cv com etanol do que é calibrado para o compacto up!, algo que é facilmente realizado com ajustes no sistema de sobrealimentação. O torque, por sua vez, deverá encostar na casa de 20 kgfm, o que deverá melhorar muito a performance do Golf Comfortline.
Segundo o AUTOO apurou, o Golf 1.0 TSI ainda deverá demorar um pouco para estrear, algo que deverá ocorrer somente no próximo ano. Vale destacar que já existe essa mesma configuração do hatch médio na Europa, a qual ainda tem a vantagem de contar com o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, equipamento que dificilmente será oferecido por aqui.
Mais novidades
Além do Golf 1.0 TSI, que deverá estrear em 2017, o AUTOO também apurou mais novidades nas quais a Volkswagen está trabalhando.
Uma bem interessante diz respeito à gama de hatches compactos da marca. A empresa trabalha no que está sendo chamado internamente de “Polo G”, uma adaptação do Polo europeu, com design baseado na geração anterior do modelo, porém utilizando a plataforma modular MQB. A novidade vai ocupar o espaço deixado pelo Polo em nosso mercado, assim como o Fox dentro da categoria dos “hatches compactos premium”.
A nova geração do Voyage também será baseada na plataforma MQB, porém o destino do Gol não seguirá na mesma linha. Segundo nossas fontes, ele deverá receber apenas facelifts no médio prazo para se manter competitivo no mercado.