VW Polo Sedan: antecessor do Virtus é bem aceito entre os usados e custa pouco

Fabricado de 2002 até 2014, sedã compacto foi um projeto desenvolvido no Brasil
Volkswagen Polo Sedan

Volkswagen Polo Sedan | Imagem: Divulgação

O Volkswagen Polo Sedan surgiu em 2002 e trouxe alguns conceitos inusitados como a direção eletro-hidráulica de série e a introdução de soldas a laser, que possibilitou mais rigidez e segurança à carroceria.

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Além disso, ele era um projeto novo, pois ao contrário da configuração hatch, não existia a opção sedã na Europa. Sua base vinha da moderna PQ24, plataforma a qual mais tarde seria compartilhada com o Fox e com o Gol.

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Rival do Ford Fiesta Sedan, do Fiat Siena e do Chevrolet Corsa Sedan, o charme do sedã compacto premium da VW estava no conjunto de faróis redondos, copiados do Mercedes-Benz Classe E. Já a traseira alta também era estilosa, o que garantiu bons 432 litros de porta-malas.

Montado juntamente com o hatch de mesmo nome, o sedã chegou com motor 1.6, de oito válvulas, com 101 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque e 2.0 8V de 116 cv e 17,3 kgfm, sempre conectado ao câmbio manual de cinco marchas.

Um dos principais pontos fortes dele está na lista de itens de série com ar-condicionado, travas e vidros elétricos, direção eletro-hidráulica, acionamento elétrico da tampa do porta-malas. A versão topo de linha vem ainda com freios ABS com EBD, dois airbags, computador de bordo, ar-condicionado digital, bancos em couro e luzes de neblina.

Em 2004, chegou a motorização bicombustível para o propulsor 1.6 de até 103 cv e 14,5 kgfm. No ano seguinte, a linha Polo foi reformulada, mas aí é assunto para o próximo guia de compra.

PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO

Volkswagen Polo Sedan
Volkswagen Polo Sedan tem boa ergonomia e câmbio MQ200 com engates sempre fáceis e precisos
Imagem: Divulgação

1- Forros de porta

Com o tempo, o tecido que estampa os forros das portas pode descolar. Para isso, a solução é simples e, na maioria das vezes, barata, e que pode ser feita com a ajuda de um bom tapeceiro automotivo. 

2- Suspensão

O Polo traz uma configuração bem acertada na suspensão, o que dá conforto e prazer de dirigir. No entanto, alguns donos se queixam dos ruídos frequentes, o que pode estar relacionado a coxins trincados. 

3- Direção eletro-hidráulica

Disponível até 2004, ela requer mais cuidado com a parte da manutenção que é cara. Caso ele apresente algum problema e precise de um reparo, nem sempre é fácil encontrar as peças de reposição.

4- Discos e pastilhas

O conjunto de discos e pastilhas também são constantes alvos de reclamações por conta da chiadeira quando o pedal do freio é acionado. Dependendo, a troca dos discos e pastilhas poderão eliminar o indesejado ruído.

5- Farol

O conjunto óptico do Polo tem suporte frágil da lâmpada, o que, qualquer vibração, pode ocorrer o mal contato ou mesmo a queima prematura. A baixa qualidade dos chicotes das lâmpadas do farol também são algumas das reclamações dos donos que relatam curto circuito e a consequente queima de fusível.

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Volkwagen Polo Sedan
Volkwagen Polo Sedan vem com porta-malas de 432 litros, de acordo com dados da fabricante
Imagem: Divulgação

O Polo Sedan foi vendido com três opções de motor, sendo a 1.6 a gasolina, 1.6 flex e 2.0 a gasolina. Visando um melhor consumo, a 1.6 bicombustível, oferecida a partir de 2004, é a mais recomendada. 

A partir deste ano, a Volkswagen alongou as relações da caixa de câmbio, o que contribuiu para a redução no nível de ruído, principalmente quando usada a quinta marcha. Com isso, o consumo também foi melhorado. O sedã passou a render 6,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, com etanol, de acordo com dados do Inmetro. Rodando com gasolina, foram 9,2 km/l, ou 13% mais econômica em relação à versão com propulsor só derivado do combustível fóssil. Na estrada, segundo a Volkswagen, foram registrados 13,4 km/l. conforme o Inmetro.

Outra melhoria veio da direção apenas hidráulica, sem ajuste da assistência elétrica, com o objetivo de reduzir o custo operacional na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Mais robusto, este tipo de sistema também é o mais recomendado, pois dá menos dor de cabeça com a manutenção mais cara e falta de peças.

Em termos de preços, as primeiras unidades com propulsor 1.6 podem ser adquiridas por R$ 24 mil. Já a opção 1.6 flex, os valores que encontramos partem de R$ 27 mil, mas pode variar conforme o estado de conservação do carro, entre outros fatores.

 

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.