VW Polo começa nova fase de sua carreira no Brasil em outubro
Hatch compacto renovado para a linha 2023 está chegando às lojas e ganhará versão de entrada para substituir o Gol no ano que vem
O mês de outubro promete ser um divisor de águas para o Polo, o hatch compacto da Volkswagen. Com suas versões disponíveis no site da marca e os primeiros carros sendo desembarcados nas concessionáris, o hatch deve ter um novo momento no Brasil. Ele, que desde que chegou ao país em 2002, na sua primeira geração nacional, sempre foi associado à tecnologia e lista de equipamentos.
A segunda geração brasileira, lançada em 2017, trilhou esse mesmo caminho, situando-se acima dos demais hatches pequenos da marca. A linha 2023 do modelo honra essa tradição ao introduzir novidades como a opção de motor 1.0 TSI com câmbio manual de 5 marchas, retoques visuais bem-vindos, novas tecnologias e o melhor, preços começando até R$ 7 mil mais em conta.
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A cereja do bolo, no entanto, ficou para fevereiro do ano que vem, como adiantou nosso colunista Fernando Calmon. É quando a Volks deverá colocar no mercado do Polo Track, versão de entrada que será uma espécie de “sucessor” do Gol, previsto para sair de linha em dezembro.
Por enquanto, o Polo 2023 parte de R$ 82.990 e chega a R$ 109.990 na versão Highline automática de seis marchas. Mas o portfólio ficará mais amplo não só por conta do Track, mas também do GTS, única versão a ter o motor 1.4 TSI.
Trata-se de uma chance de ouro para o hatch compacto, um dos poucos carros brasileiros que continuam sendo produzidos também na Europa.
O atual Polo teve até um período de vendas arrebatador entre 2017 e 2018, quando cerca de 70 mil unidades foram emplacadas anualmente. Em 2019, no entanto, esse total caiu para 42 mil carros e então a pandemia do Covid-19 chegou.
Recheado de componentes eletrônicos e vendo a preferência pelos SUVs continuar a crescer, o Polo encolheu: no ano passado, menos de 20 mil unidades foram vendidas.
Neste ano, o modelo da VW tinha 2.400 exemplares emplacados até esta semana. Se os planos da Volkswagen estiverem corretos, esse cenário começará a mudar para valer a partir da semana que vem, quando o Polo começará a ser vendido em toda rede.