VW pode trocar sigla GTX pela GTI reestilizada para carros elétricos

Marca alemã diz que não vai abandonar as tradicionais siglas GTI e R com o avanço a eletrificação
Volkswagen utiliza atualmente a sigla GTX as versões esportivas dos elétricos ID.5  e ID.5

Volkswagen utiliza atualmente a sigla GTX as versões esportivas dos elétricos ID.5 e ID.5 | Imagem: Divulgação

Os fãs de esportivos da Volkswagen poder ter uma boa surpresa em breve. É que a marca alemã deve estar preparando a transição da lendária sigla GTI para a ser usada no lugar da GTX que está nas versões mais quentes dos SUVs elétricos ID.4 e ID.5.

No Brasil, o Golf GTI foi vendido oficialmente desde 1994, trazido do México, e deixou de ser oferecido no final de 2019, quando a produção em São José dos Pinhais (PR) foi encerrada.  Antes disso, tivemos o Gol GTI, primeiro modelo nacional com injeção eletrônica, apresentado no Salão do Automóvel de 1988. Houve, também, algumas raras unidades da Parati GTI.Ao redor do mundo, a sigla foi usada em diversos modelos, como Polo e Scirocco.

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Não resta dúvida de que a Volkswagen está caminhando a passos largos para a eletrificação do seu portifólio na Europa, mas não quer perder o apelo e a tradição das siglas GTI e R. O CEO da marca alemã, Thomas Schäfer, disse no ano passado que ambas as siglas continuarão sendo usadas.

Sigla GTI com um raio no lugar do
Sigla GTI com um raio no lugar do "I" chegou a ser registrada em patente mas poderá mudar
Imagem: Divulgação

Agora, no dia 25 de julho último, apareceu um registro de marca registrada no DPMA ( (Deutsche Patent- und Markenamt / German Patent and Trademark Office) que mostra um logotipo GTI atualizado. Enquanto o "G" e o "T" parecem praticamente inalterados, o "I" deu lugar a um raio. É uma mudança previsível, mas legal, embora seja improvável que se materialize em um futuro próximo.

Sabe-se que a versão elétrica do novo Golf está em testes, mas a versão esportiva deverá ser lançada apenas dentro de cinco anos . Entretanto, existe a possibilidade de aparecer outro esportivo elétrico. Em 2025 entra em produção o hatch compacto ID.2, que tem boas chances de reinaugurar a sigla GTI.

O membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da VW, Kai Grünitz, já disse que um derivado mais esportivo do ID.2all pronto para produção está em desenvolvimento. Vale lembrar que o  ID.2 conceitual tem tração traseira e motor de 223 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. 

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana