VW pode reviver clássicos em formato eletrificado; eventual ''e-Fusca'' é um exemplo
Marca alemã registra uma série de pedidos de patente para nomes de carros icônicos acrescidos de prefixo de eletrificação
A Volkswagen já está trabalhando na eletrificação de seus modelos mais icônicos. A marca oferece a restauração completa e a conversão para propulsão elétrica para Fusca e Kombi, por meio da empresa eClassics, de clientes europeus interessados nessa mudança. No entanto, a VW pode estar pensando em ir além dessa iniciativa.
A marca alemã registrou na Europa uma série de pedidos de patente para novos nomes com propriedade protegida. Entre eles estavam o “e-Beetle”, nome globalmente usado para o Fusca, “e-Golf Classic”, “e-Kübel” e “e-Karmann’’. Enquanto o segundo nome requer pouca explicação, os demais precisam ser puxados na memória.
O e-Kübel pode estar fazendo referência ao Kübelwagen, veículo militar leve produzido sobre a plataforma do Fusca original durante a Segunda Guerra Mundial. Já o e-Karmann já estaria antecipando uma ressurreição do icônico VW Karmann-Ghia. O CEO da Volkswagen, Herbert Diess já afirmou, em 2017, que gostaria de trazer o nome Kübelwagen de volta como um utilitário 100% elétrico.
No entanto, a imprensa europeia ainda não tem certeza se os nomes registrados farão parte de uma nova linha de produtos eletrificados da Volkswagen com apelo mais retrô, ou se a marca está apenas se resguardando para apresentar mais modelos restaurados e convertidos para eletricidade por meio da eClassics. No caso de Fusca e Kombi já oferecidos com restauração e conversão, o conjunto motriz usado é o mesmo do e-up! elétrico oferecido na Europa. No entanto, há previsão de que o propulsor e as baterias sejam substituídos pelas peças usadas no atual VW ID.3.