VW acaba com Passat nos EUA para reforçar SUVs e elétricos
Sedã inaugurou a fábrica de Chattanooga 10 anos atrás; agora, unidade vai focar em outros produtos
Depois de quase 50 anos, o Passat vai sair de linha nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pela própria Volkswagen na última segunda-feira (19). O sedã será homenageado com uma edição especial, limitada a 1973 exemplares, número que faz menção ao ano de lançamento do modelo na Alemanha.
O Passat chegou aos Estados Unidos em 1974, e, até a sexta geração, foi importado da Europa. Em 2008, a empresa anunciou que construiria uma fábrica em Chattanooga, no Tennessee. O primeiro modelo a sair das linhas de montagem, em 2011, foi exatamente o Passat.
Vale lembrar que a versão norte-americana é diferente daquela produzida na Europa e que foi importada para o Brasil até o ano passado.
O fim do Passat nos Estados Unidos pode ser explicado pela estratégia da Volkswagen de priorizar veículos elétricos e SUVs, como detalha, em nota, o presidente da fabricante na América do Norte, Scott Keogh.
“Com a alta demanda por Atlas e Atlas Cross Sport, e o início da produção na América do Norte do SUV elétrico ID.4 no ano que vem, nosso futuro em Chattanooga parece mais brilhante do que nunca”.
Série de despedida
A Volkswagen detalhou como serão as unidades da série de despedida do Passat nos Estados Unidos.
São 4 opções de cores, todas exclusivas. E o número de exemplares de cada uma faz alusão a algum aspecto dos Passat anteriores.
As 411 unidades em vermelho Aurora representam o código de produção do primeiro Passat.
Outros 423 exemplares serão pintados na cor verde Racing com interior marrom. Esse número identifica o código de área do estado do Tennessee.
As 524 unidades em branco com interior marrom fazem menção a data de inauguração da fábrica de Chattanooga, 24 de maio, ou 5/24, no formato usado pelos americanos.
Por fim, os 615 Passat na cor cinza com interior preto simbolizam 6 gerações do sedã, uma delas produzidas nos Estados Unidos e as 5 décadas em que o modelo foi oferecido naquele mercado.
Todas as unidades trazem rodas de 18 polegadas com desenho de 15 raios, capas dos retrovisores em preto e faróis de LED. Na cabine, há plaquetas com o número daquele exemplar e a inscrição "Chattanooga 2011".
O Passat Limited Edition vai custar US$ 30.295, pouco acima dos US$ 29.995 pedidos pela Volkswagen pela versão R-Line, a mais completa entre as “convencionais”.