VW Nivus vai estrear a era do ''smartcar'' no Brasil
Nova central multimídia desenvolvida no país permitirá até pedir comida diretamente pelo aparelho
Uma das estreias mais aguardadas para este ano, é natural que a Volkswagen promova uma apresentação fragmentada do Nivus, destacando os diversos pontos inovadores que ele vai introduzir no mercado.
Depois de apresentar as primeiras imagens do modelo ainda disfarçado, a fabricante programou para esta quarta-feira (29) a introdução da nova central multimídia VW Play. O aparelho foi desenvolvido aqui no Brasil e terá sua estreia no Nivus, sendo que posteriormente deverá chegar ao demais modelos da marca produzidos no país. Uma informação confirmada pela VW nesta quarta é que o Nivus terá a opção do painel de instrumentos digital. Chamado pela marca de Active Info Display, ele ganha novos recursos no Nivus, como a opção de exibir (dentro dos mostradores) a capa do álbum de música que está tocando ou a foto de quem está ligando, por exemplo.
Na apresentação do VW Play, a empresa explicou que apenas detalhará as versões e preços do Nivus dentro de algumas semanas, incluindo se ele terá uma opção PcD desde a estreia. A chegada do Nivus ao mercado ocorrerá até o fim de junho.
Voltando para a central multimídia VW Play, ela ostenta uma ficha técnica bem robusta, com destaque para a tela IPS de 10,1” com vidro temperado que evita riscos e marcas de dedos, resolução de 1540 x 720, processador multi-core com unidade de processamento gráfico (GPU), entre outros atributos como a generosa memória interna para 10Gb.
Amplamente configurável, a interface do VW Play basicamente é composta por três telas de comando, sendo que a primeira mostra itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido (que o cliente pode escolher os mais úteis para ele). A segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos. A terceira concentra os aplicativos instalados no veículo, recurso que abordaremos adiante.
A VW Play oferecerá suporte ao Apple CarPlay sem fio, porém o Android Auto ainda exigirá a conexão física com o smartphone do usuário. Ao contrário do que ocorre na gama Chevrolet com a geração mais recente da central multimídia MyLink, presente em modelos como os novos Onix e Tracker, a VW Play não oferecerá Wi-Fi nativo, portanto ela depende de uma rede externa de internet ou será necessário que motorista ative o modo roteador do seu aparelho celular para ativar algumas funções. A marca alemã não descarta, futuramente, realizar algum acordo com uma empresa de telefonia para oferecer o mesmo Wi-Fi embarcado que a Chevrolet disponibiliza em seus modelos.
O grande diferencial da nova central multimídia desenvolvida no Brasil está no que a marca chama de VW Play Apps, uma espécie de loja de aplicativos como encontramos em nossos smartphones. Não por acaso, a VW traça um paralelo que o Nivus será um “smartcar” ao oferecer uma série de facilidades.
Por meio da loja de aplicativos e conectando a VW Play com algum sistema de internet móvel, será possível utilizar diretamente na central multimídia aplicativos como o da Estapar (estacionamento); Waze (navegação); Deezer (música); Porto Seguro, em que os clientes da seguradora poderão solicitar serviços diretamente na tela da central multimídia; além do iFood, possibilitando o pedido de comida diretamente pelo aparelho para o endereço escolhido. A central multimídia ainda conta com serviços de entretenimento, como audiobooks entre outros. O pagamento dos serviços será administrado pelos próprios aplicativos, como funciona em um smartphone hoje em dia.
A Volkswagen explica que a quantidade de aplicativos e serviços poderá ser ampliada com o tempo.
Por fim, a VW Play também permitirá uma integração completa com o aplicativo Meu VW, que agrega recursos como o manual cognitivo e o controle das revisões, inclusive o agendamento diretamente pela central multimídia bem como o controle da garantia do carro.