VW Nivus terá visual diferenciado em relação a Polo e T-Cross
Flagra permite observar mais detalhes do futuro crossover da marca alemã
Uma imagem publicada pela fan page Ferd nos permite observar os primeiros detalhes de um dos principais lançamentos de 2020 e da própria marca Volkswagen. Estamos falando do Nivus, crossover com estilo cupê que será lançado ainda neste semestre, provavelmente entre os meses de abril e maio.
Pela imagem, que foca na parte dianteira do futuro modelo, podemos constatar que o Nivus adotará elementos frontais, como grade, faróis, para-choque, entre outros, com estilo próprio, portanto diferenciando o SUV-cupê dos irmãos de plataforma T-Cross, Polo e Virtus.
Uma grande aposta da Volkswagen, o Nivus foi desenvolvido majoritariamente pelas equipes brasileiras de design e engenharia e o resultado agradou tanto que o Nivus inclusive chegará ao mercado europeu, produzido na Espanha para abastecer os países da região.
Apesar de não ter conseguido fotografar o modelo, a equipe do Autoo presenciou duas unidades do Nivus circulando em testes na região do Grande ABC paulista e a impressão que ficou para nós foi a de que o Nivus é do mesmo porte – ou apenas ligeiramente menor – em relação ao T-Cross.
Com isso, fica claro que a estratégia da VW para diferenciar Nivus e T-Cross deverá passar pela ênfase no estilo e visual mais arrojado do primeiro, enquanto o segundo será o modelo mais racional, por assim dizer, oferecendo uma cabine mais espaçosa. Os dois compartilham a mesma arquitetura MQB presente nos demais modelos compactos da marca.
Um ponto importante – já antecipado pela Volkswagen – é que o Nivus vai estrear na linha nacional da fabricante uma nova central multimídia, também desenvolvida por aqui em conjunto com o futuro SUV. Podemos esperar não só melhorias técnicas e operacionais no aparelho, mas sobretudo uma ênfase na conexão com a internet, seguindo os passos da Chevrolet com a geração atual do MyLink presente na gama Onix 2020.
Informações sobre a parte mecânica do Nivus ainda são incipientes, mas, tomando como base que ele será montado em São Bernardo do Campo (SP) ao lado de Polo e Virtus, certamente ele vai compartilhar com a dupla o leque de motores e transmissões. Pelo visual esportivo, uma boa aposta é que o Nivus conte pelo menos com o motor 1.0 TSI e a opção do câmbio automático, transmissão que é praticamente “obrigatória” em utilitários esportivos por aqui. Alguns rumores também davam conta de que o Nivus poderia ter alguma versão com o motor 1.6 16V sob o capô. A conferir futuramente.