VW Multivan: como anda a ''nova Kombi'' com motor de Polo GTS

Feito sobre a plataforma MQB, modelo tem desempenho de esportivo, ótimo consumo e interior para lá de versátil
Volkswagen Multivan 2022

Volkswagen Multivan 2022 | Imagem: Divulgação

As minivans estão longe do auge que viveram entre o fim da década de 90 e meados dos anos 2000. Mesmo assim, fabricantes como a Volkswagen ainda investem no segmento em mercados como a Europa.

Prova disso é a estreia da nova Multivan, que se descolou da linha Transporter - nada mais do que a evolução da velha Kombi imortalizada no Brasil. Aliás, a única herança ao passado está na opção de pintura em dois tons, exatamente como na antiga T2 que tanto fez sucesso por aqui.

Base moderna para o híbrido

Na França, a conceituada revista L’Automobile já contou suas impressões sobre a renovada van.

A plataforma da Multivan é bastante conhecida dos brasileiros. Estamos falando da versátil MQB, que é utilizada em todos os projetos recentes do grupo VW.

Sua modernidade também é ressaltada pela publicação francesa, que diz que “além de oferecer uma arquitetura preparada para as assistências de condução e adequada ao sistema de entretenimento conectado, é debaixo do capô que a Multivan faz sua grande revolução ao receber uma motorização híbrida plug-in pela primeira vez”.

Desempenho de esportivo e consumo excelente

O conjunto híbrido é formado pelo conhecido 1.4 TSI de 150 cv (que equipa modelos como o Polo GTS no Brasil) e um motor elétrico.

O resultado dessa combinação impressiona: são 218 cv e torque máximo combinado de 35,7 kgfm. Apenas como referência, os números são bem semelhantes aos do motor 2.0 TSI movido a gasolina, que entrega 230 cv e 35,5 kgfm.

Existe, porém, um “pequeno” problema com essa motorização. “A tração é prejudicada em algumas situações de piso molhado e não é incomum ver a luz do controle de tração piscando freneticamente mesmo em uma aceleração média, quando você apenas deseja entrar em uma rotatória”, aponta a publicação francesa.

O ponto positivo vai para o consumo, que pode chegar a excelentes 40 km/l sem gastar uma gota de gasolina. A L’Automobile aponta que obteve uma média de consumo abaixo de 16,6 km/l ao longo de uma viagem de 100 quilômetros. “Nada mal para uma máquina de 2,1 toneladas!”, exclama.

Sinta-se em casa

Embora conte com um sofisticado sistema de suspensão que oferece “pelo menos 16 ajustes diferentes” de amortecimento, a Multivan sofre um pouco com pisos irregulares. 

Em contrapartida, a van faz bonito no que realmente nasceu para fazer: transportar pessoas. A L’Automobile afirma que “as viagens são ainda mais agradáveis por causa de um interior cuja modularidade foi muito bem pensada”. 

Além de trilhos que fazem com que todas as fileiras possam ser posicionadas de acordo com a necessidade, a Volkswagen instalou um console central sobre trilhos, que pode ser posicionado entre os bancos de qualquer uma das fileiras.

Fora tudo isso, os assentos da segunda fileira podem ser girados em 180 graus para configurar uma pequena sala de estar. O teto solar é realmente panorâmico com suas dimensões generosas. São nada menos do que 1,28 m de comprimento e 91 cm de largura, “suficientes para inundar de luz o habitáculo”.

Os franceses destacam que o “conforto é real não apenas na primeira fileira, mas também na segunda e terceira filas” de bancos, algo que nem sempre acontece “quando sentar em cima do eixo traseiro logo pode se tornar uma experiência desagradável por conta de uma calibragem de suspensão muito seca”.

Mas nem tudo são flores. Os jornalistas ressaltam que “embora o interior lembre muito o de outros modelos da marca, a qualidade do acabamento não acompanha a de outros carros com o emblema da VW”.

Híbridos vão dominar as vendas

Na Europa, o modelo está disponível em três versões, que foram batizadas como Multivan, Life e Style. Existe ainda uma série especial de lançamento, oferecida apenas com a motorização híbrida do tipo plug-in por salgados 63.720 euros - algo em torno de R$ 404 mil em conversão direta.

Os europeus também podem escolher entre as carrocerias de chassis curto (com 4,97 metros de comprimento) ou longo (5,17 metros), sendo esta última mais indicada para quem precisa de muito espaço nas últimas fileiras de bancos.

A VW espera que a motorização híbrida responda pela maioria das vendas, mas lançará uma opção movida a diesel no começo de 2022. Já a tração integral 4Motion só chegará em um futuro próximo, de acordo com a L’Automobile

No geral, a publicação lembra que as minivans para passageiros “estão se tornando cada vez mais raras, mas parecem prontas para retomar o protagonismo com uma dirigibilidade muito próxima aos automóveis de passeio e dimensões imponentes”.

Volkswagen Multivan 2022
Volkswagen Multivan 2022
Imagem: Divulgação