VW Kombi atinge marca de 1,5 milhão
Modelo já passou por várias alterações, mas nunca deixou de lado sua identidade original
Cinquentona, a Volkswagen Kombi acaba de chegar a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil. O modelo, que foi desenhado pelo holandês Ben Pon e chegou ao mercado mundial em 1950, é o carro com a maior longevidade na história da indústria automotiva mundial.
Desde seu lançamento, ela nunca teve uma nova geração, recebendo apenas pequenas revisões de estilo, mas nada que alterasse a sua identidade original. Derivado do Fusca, a van foi lançada no mercado brasileiro com motor de 1.2 litro traseiro refrigerado a ar. Quatro anos mais tarde chegou a versão de seis portas e com isso, o índice de nacionalização subiu para 95%.
Em 1965 surgiu a versão picape e de quebra o novo motor 1.5 litro. No início da década de 70, a Volkswagen do Brasil começou a exportar a o carro para mais de 100 países, entre eles Argentina, México, Nigéria e Uruguai. A primeira reestilização veio em 1975 junto de um novo motor de 1.600 cilindradas. Esse mesmo propulsor ganhou ainda uma variação a diesel com refrigeração a ar cinco anos depois.
As versões furgão e picape cabine dupla apareceram em 1981, mas as grandes alterações aconteceram mesmo nos anos de 1982 e 1983 com a introdução do motor movido a etanol e o volante, câmbio e o painel do motorista com novo desenho, além da nova posição do freio de mão, que deixou de sair do assoalho e passou e ficar debaixo do painel. Em 1985, saíram de cena as versões picape cabine dupla e diesel e sete anos depois a Kombi ganhou o sistema servo-freios, que eram compostos por discos na frente e válvulas moduladora de pressão atrás.
Em 1997 a van ganhou uma versão com teto alto, além de ter agregado novas soluções, como a porta lateral corrediça. A última mudança importante ocorreu em 2005, dessa vez o motor 1.6 dá lugar ao 1.4 flex que gera 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol. Com essa introdução veio também a adoção do painel minimalista que equipava o Volkswagen Fox lançado em 2003 e que também equipa o Gol G4 até hoje.
Atualmente, no lugar da da nossa cinquentona, a marca oferece a Multivan – também chamada de T5 –, modelo que nunca chegou de forma oficial ao Brasil por ser um projeto mais sofisticado. Mas acredite, o sucesso da Kombi é indiscutível, pois mais recentemente a VW holandesa relançou o modelo naquele mercado com uma série especial para camping, com preços entre 44.995 euros (aproximadamente R$ 108 mil) e 54.595 euros (pouco mais de R$ 131 mil).