VW Jetta estreia facelift dentro de dois anos; evolução mecânica deverá ser destaque
Sedan médio atualmente produzido no México deverá compartilhar melhorias técnicas com novidade da marca
Atualmente em quarto lugar no ranking de vendas do segmento, posicionado logo atrás do trio Cruze, Civic e Corolla, o Volkswagen Jetta se destaca entre os hatches médios sobretudo por sua versão de alta performance GLI. Trazendo o poderoso 2.0 turbo com injeção direta sob o capô, o Jetta GLI é um verdadeiro esportivo e segue sem um rival direto na categoria até o momento.
Revelada globalmente em 2018, a sétima e presente geração do Jetta deverá passar por um facelift de meio-ciclo dentro de dois anos e algumas boas novidades, sobretudo na parte mecânica, deverão estrear no sedan.
A primeira delas fica por conta da evolução do motor presente no sedan. Com a confirmação dos conjuntos mecânicos que serão oferecidos pelo VW Taos na América do Norte, é praticamente certo que o motor 1.5 TSI aplicado no SUV deverá ser compartilhado também pelo sedan médio.
Segundo a própria Volkswagen explicou ao revelar os detalhes iniciais do Taos nos EUA, o novo 1.5 TSI nada mais é do que uma evolução do 1.4 TSI. Além do maior deslocamento, o propulsor da família EA211 receberá um sistema de injeção direta mais sofisticado e melhorias técnicas buscando realçar a eficiência.
Apesar do torque permanecer na casa de 25 kgfm, a potência deverá saltar em torno de 10 cv, atingindo 160 cv, e o consumo e as emissões deverão ser menores no motor atualizado.
No Taos, o novo 1.5 turbo será associado com uma transmissão automática de 8 marchas nas versões com tração dianteira ou com um câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades nas opções com as quatro rodas motrizes.
Apesar do atual Jetta 1.4 TSI destinado ao mercado brasileiro receber uma transmissão automática de 6 marchas, o câmbio de 8 velocidades está presente no Jetta destinado aos EUA e assim deverá permanecer após a atualização do modelo. Quem sabe a Volkswagen possa aproveitar o facelift do Jetta para finalmente introduzir o câmbio com 8 marchas também no Brasil.
Tendo como apelo o comportamento dinâmico, o Jetta 1.4 TSI vendido no Brasil atualmente é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em competentes 8,9 segundos e atingir 210 km/h de velocidade máxima, registrando parciais de até 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. Com o motor 1.5 sobrealimentado e o câmbio de 8 marchas, podemos esperar números ainda mais satisfatórios.
Como é de praxe em um facelift, sobretudo na gama Volkswagen, podemos esperar por retoques estéticos pontuais no Jetta atualizado. Talvez, na parte interna, o sedan ganhe reforços na conectividade com uma central multimídia com mais recursos e tela maior, movimentação natural e que ocorre atualmente em um número cada vez maior de segmentos.
De qualquer forma, é muito provável que o facelift para o sedan médio da VW seja lançado em 2022 inaugurando a linha 2023 do Jetta. Vamos acompanhar de perto todas as novidades!