VW começa a abandonar carros a combustão na América do Norte

Conglomerado alemão investirá mais de US$ 7 bilhões para começar a migração completa do portfólio para modelos 100% elétricos
Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.4 | Imagem: Divulgação

A divisão norte-americana da Volkswagen divulgou nesta segunda-feira (21) mais detalhes sobre sua nova estratégia para começar a encerrar a oferta de carros a combustão, migrando seu portfólio para uma linha de automóveis 100% elétrica no longo prazo. 

Serão investidos US$ 7,1 bilhões, pouco mais de R$ 35 bilhões, ao longo dos próximos cinco anos na região, sendo que a Volkswagen espera que 55% de suas vendas na América do Norte passem a ser de veículos totalmente elétricos por volta de 2030. 

A Volkswagen começará a eliminar gradualmente os veículos movidos a combustão de sua linha norte-americana, deixando de oferecê-los no início da próxima década. No lugar deles, a Volkswagen avançará com sua linha elétrica, incluindo o ID.4 montado nos EUA em 2022, o ID. Buzz em 2024 e novos SUVs elétricos a partir de 2026. Ao todo, as marcas do Grupo Volkswagen planejam introduzir mais de 25 novos veículos elétricos a bateria (BEVs) aos consumidores norte-americanos até 2030”, explicou Scott Keogh, presidente e CEO do Volkswagen Group of America. 

Interessante destacar que a empresa também vai utilizar parte do investimento bilionário na região para atualizar suas fábricas de Puebla e Silao, no México, tornando-as capazes de produzir não só automóveis 100% elétricos, bem como alguns componentes. 

VW ID.4: SUV elétrico seria um bom candidato para o mercado brasileiro
VW ID.4: SUV elétrico está cotado para o mercado brasileiro
Imagem: Divulgação

O fato também pode ser interessante para o Brasil, uma vez que, considerando o acordo tarifário que isenta os automóveis produzidos no México do imposto de importação, poderíamos receber do país alguns modelos elétricos com preços mais competitivos.  

Em outra movimentação importante, a Volkswagen pretende localizar, até 2030, o design e engenharia da carroceria e interior dos modelos destinados aos mercados da América do Norte, bem como incrementar os ganhos de escala das plataformas exclusivas para carros elétricos do grupo, no caso as arquiteturas MEB e a futura SSP. 

Para a fabricação do ID.4 nos EUA, a Volkswagen investiu mais de US$ 2,7 bilhões no país em parcerias com fornecedores no continente norte-americano, incluindo sua parceria de baterias com a SK Innovation. 

A VW já realiza no Brasil algumas atividades e eventos para avaliar a receptividade do público envolvendo tanto o ID.4 quanto o ID.3, elétricos que deverão ser comercializados por aqui. 

Por fim, o Grupo Volkswagen pretende desenvolver uma produção de células de bateria nos Estados Unidos para atender à crescente demanda de suas marcas. O Grupo está atualmente avaliando os modelos de governança e finanças e pretende finalizar as decisões até 2022. 

Detalhe da produção do VW ID.4 em Chattanooga, EUA
Detalhe da produção do VW ID.4 em Chattanooga, EUA
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis