VW investe em pesquisas com biocombustíveis e mira em híbridos acessíveis
Chamada Way to Zero Center, unidade de pesquisa e desenvolvimento foi inaugurada em São Bernardo do Campo (SP)
Enquanto a Toyota já produz localmente o Corolla e o Corolla Cross com propulsão híbrida flex, aproveitando os benefícios do etanol como um biocombustível mais limpo, a Volkswagen realizou nesta semana um passo importante para seguir pelo mesmo caminho.
A empresa alemã inaugurou em sua sede em São Bernardo do Campo (SP) sua nova unidade de pesquisa e desenvolvimento chamada Way to Zero Center.
Segundo a Volkswagen explica, o centro recém-inaugurado terá como foco verificar onde tecnologias locais que contribuem para a redução de CO2 podem ser utilizadas, suportando sua implementação em mercados como Índia, América Latina, Ásia e África, além de avaliar qual tecnologia resulta no melhor impacto ambiental e social, bem como sua viabilidade do ponto de vista econômico.
Parcerias locais
“O Way to Zero Center já conta desde o início com parcerias firmadas ou em fase de assinatura com 10 universidades locais, como Unicamp, USP e UFABC; bem como sete empresas como Raízen, Shell e Bosch. O objetivo dessas parcerias é a pesquisa de tecnologias que possam aumentar a eficiência energética e incentivar o uso de fontes de energia de baixo carbono. Outros projetos estão em discussão, buscando por exemplo avaliar e melhorar a reciclabilidade dos materiais, sempre focando a neutralidade de carbono durante o ciclo de vida dos veículos da marca, desde sua manufatura até o seu descomissionamento”, detalhou a fabricante.
Migrando a estratégia para os veículos em si, a meta da Volkswagen passa pelo investimento em futuros automóveis híbridos mais acessíveis, que possam ser competitivos em mercados emergentes como o Brasil, portanto com valores finais competitivos.
Atenção ao etanol
Nesse contexto, biocombustíveis como o etanol e sua relação favorável do ponto de vista de emissões quando considerado o ciclo poço-à-roda devem ocupar um papel central nas discussões de descarbonização para o setor automotivo, sobretudo em países onde a demanda por veículos de entrada é maior.
Para tanto, como já relatamos, o Grupo Volkswagen encarregou a Skoda de produzir uma variante mais simplificada da plataforma MQB A0, a qual deverá oferecer suporte aos futuros projetos de automóveis híbridos mais acessíveis dentro do conglomerado.
Ainda não há previsão, contudo, de quando a mecânica híbrida flex da VW será lançada na região da América do Sul.