VW ID.4: SUV elétrico marca o início de uma nova era. Mas será que vale a pena?
Modelo está disponível no Brasil apenas no plano de assinatura, com prazo máximo de 24 meses
Parado dentro do estacionamento do supermercado, aparece um sujeito, bate no vidro do Volkswagen ID.4 e me pede para abrir a janela. Olho para ele e aciono o botão na porta. Enquanto isso, ele dispara: "Que carro é esse?" Respondo que é um o SUV elétrico e mais alguns detalhes rápidos e ele logo retruca: "Só elétrico, não é híbrido? Ah, então tá, obrigado". E vai embora.
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Pois é, pelo menos boa parte dos brasileiros ainda torce o nariz para SUVs 100% elétricos por ainda não termos infraestrutura adequada para poder rodar por aí sem se preocupar com a recarga das baterias, principalmente nas estradas.
De qualquer forma, no caso do ID.4, o cidadão que ficou curioso em saber mais detalhes do carro, talvez atraído pelo belo visual que inclui faróis e lanternas de LED, alta linha de cintura e rodas de aro 21, talvez teria perdido ainda mais o interesse se eu tivesse tempo de dizer que o SUV elétrico da Volkswagen está disponível no Brasil apenas por um plano de assinatura que prevê um prazo máximo de 24 meses e R$ 9.990 mensais.
Agora, se mesmo assim, você achou interessante, vamos em frente com a avaliação de uma semana que fiquei com o ID.4 na garagem. Logo de cara, digo que o SUV elétrico é um dos modelos da categoria mais agradáveis de dirigir, com tração apenas traseira, onde fica o motor de 204 cv, deixando a frente livre para o bom funcionameno do sistema de direção.
Como todo elétrico, acelere e terá toda força disponível de maneira imediada. São consideráveis 31,6 kgfm, o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em medianos 8,5 segundos e fazer ultrapassagens sempre ágeis e com bom nível de segurança. Mesmo com rodas de aro 21 montadas em pneus 235/45R, o Volkswagen ID.4 se mostrou um carro confortável e bem acertado, embora um pouco mais firme do que deveria para aqueles que priorizam o conforto.
Ajustar a posição de dirigir ideal é fácil pelos comandos elétricos dos bancos revestidos de couro e Alcantara, o que dá um toque de esportividade e requinte. O interior é bem arejado e com aspecto futurista, ainda mais com o volante branco, assim como o molde do cluster e do botão no alto do painel que comanda o câmbio.
Existem comparativamente poucos botões, porque a maioria das funções são operadas por meio da tela central. Você também pode usar sua voz para controlar algumas delas, como o sistema de som, a cortina do teto e o GPS (que funciona apenas conectado ao celular, já que não dá acesso à internet nativo), mas, como acontece com muitos sistemas desse tipo, isso possa apresentar falhas.
Um SUV high-tech
No nosso dia a dia, o comado de voz falhou algumas vezes, sempre se comunicando em português de Portugal, com sotaque e tudo. Por outro lado, outros itens tecnológicos funcionaram a contento, como os faróis inteligentes IQ. Light, que iluminam conforme uma série de variáveis, como velocidade e a trajetória do veículo e ainda fazem as vezes dos faróis de neblina, quando necessário.
Bom também é o espaço no banco traseiro e no porta-malas de 543 litros, com abertura e fechamento por controle remoto. Há conforto de sobra para cinco ocupantes, inclusive para quem vai sentado no meio. O que também merece elogio é o sistema de som de alta-fidelidade, o que faz o passeio com a família ainda mais agradável. Mas na hora de estacionar terá que usar a câmera de ré, já que a visibilidade traseira fica prejudicada pelas largas colunas traseiras e pelo estreito vidro de trás.
Se for pegar uma estrada, vai se impressionar o o silêncio a bordo. Mas ID.4 parece que foi projetado mais como um cruzador do que como um EV esportivo, proporcionando o conforto de recursos como o controle de cruzeiro adaptativo, a assistência de faixa e o alerta de fadiga do motorista.
Ok, há uma série de comodidades ao volante, mas é bom ficar de olho a autonomia. A declarada pelo Inmetro é de 370 km. Se tiver um carregador doméstico de 7,4 kW em casa (o que é altamente recomendável), vai precisar de 12 horas para ir do zero até a carga total. Mas em carregadores rápidos de 125 kw, para ter 80% da carga total, são necessários 38 minutos, nada mal.
Quem se preocupa com a segurança, vale lembrar que o Volkswagen ID.4 levou nota máxima nos testes do Euro NCAP e teve um desempenho particularmente bom nas categorias de ocupante adulto (93%) e assistência de segurança (85%).
Entre os prós e contras, o saldo é positivo para o Volkswagen ID.4, que é apenas o começo da história ligada à eletrificação da marca. Existem alguns pontos para evoluir, como é o caso do sistema de comando por voz e da falta de acesso à internet nativo, além de alguns detalhes de ergonomia, como você verá no nosso vídeo. Além disso, o fato de estar disponível apenas por assinatura é outro item que atrapalha um pouco a vida do SUV diante dos rivais.
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