VW ID.4: elétrico cotado para o Brasil já impressionou os britânicos
Na Inglaterra, SUV elétrico da marca alemã é elogiado por suas qualidades. Modelo ainda pode chegar a nosso mercado
Recentemente, a Volkswagen do Brasil anunciou que vai lançar 5 modelos eletrificados por aqui até 2023. Apesar de a marca não confirmar, um dos fortes candidatos a chegar em nosso mercado dentro de tal estratégia é o ID.4, primeiro SUV elétrico da empresa com a plataforma MEB, dedica a esse tipo de propulsão.
A novidade foi apresentada na Europa em setembro e está começando a chegar nas lojas agora. Com isso, os jornalistas europeus já tiveram a oportunidade de ter as primeiras impressões a respeito do ID.4 e um dos veículos que já o testou foi o site britânico Autocar. Naquele país, o carro chegará às concessionárias apenas em fevereiro e o teste foi realizado na Alemanha.
O que o Volkswagen ID.4 traz?
Na Inglaterra, a primeira versão que será comercializada será a 1st Max. Trata-se da série de lançamento mais equipada, trazendo já elementos como rodas de 21 polegadas, teto solar panorâmico, bancos de tecido sintético, conectividade com smartphones, display de instrumentos digital e sistemas de auxílio à condução.
Em tal configuração, o VW ID.4 britânico não será barato, custando 59.950 libras, ou cerca de R$ 400,9 mil na conversão direta da moeda. A marca disponibilizará três configurações convencionais por lá, cujos preços ainda não foram definidos. Elas serão baseadas na potência do motor: 148 cv, 170 cv e 203 cv. O torque, de 31,5 kgfm, é o mesmo para todos. As duas primeiras opções são alimentadas por um conjunto de baterias de 52 kWh, enquanto a terceira tem 77 kWh de capacidade.
A versão 1st Max do ID.4 inglês é equipada com a opção mais forte e de baterias maiores. Com isso, sua autonomia declarada entre cargas é de 524 km. Já com capacidade de carregamento rápido, o SUV elétrico da VW dá suporte a estações com tomadas que fornecem até 125 kW de potência. Nesse caso, 30 minutos de carga são o suficiente para entregar 320 km de autonomia.
Nas medidas, o Volkswagen ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,61 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. O bagageiro acomoda até 531 litros. Os ingleses o compararam com o Tiguan convencional oferecido por lá, mais curto que o Tiguan Allspace brasileiro. Assim, o elétrico é 75 mm mais longo, 13 mm mais largo, 63 mm mais alto tem 88 mm a mais de entre-eixos. No entanto, o ID.4 pesa 2.124 kg.
O que estão falando sobre o Volkswagen ID.4?
Começando pelo visual, o Autocar declarou que o modelo tem um design contemporâneo, com elementos modernos como a grade dianteira iluminada. A aparência ainda é similar ao visto do ID.Crozz Concept apresentado em 2017, graças às linhas suaves da carroceria. Foi dito ainda que as proporções pouco usuais graças ao capô curto dão um visual ao ID.4 que não é encontrado em nenhum outro SUV oferecido na Inglaterra.
Sobre a cabine, foi dito que o interior é espaçoso e arejado, graças às janelas grandes, ao teto solar, ao arranjo do conjunto de baterias no assoalho e à instalação do motor no eixo traseiro. No entanto, enquanto os bancos dianteiros oferecem bastante espaço, os traseiros ficam um tanto limitados em altura por conta das baterias que ficam abaixo. Com o motor na traseira, o acesso ao porta-malas é elevado. Quanto aos materiais, foi dito que a versão mais completa testada usava muito mais materiais de alto padrão do que o ID.3, hatch de entrada da linha de elétricos da VW.
Dinamicamente, o ID.4 foi elogiado por seu raio de giro pequeno (10,2 m), bom controle da carroceria e “um impressionante isolamento acústico da cabine”. Graças às baterias no assoalho, a dinâmica de condução é até ágil e o carro se mostrou bastante confortável fazendo uso de amortecedores adaptativos opcionais. O único fator limitante é aderência dos pneus, por conta do peso do SUV.
Falando em peso, a publicação avaliou a performance do VW ID.4 como “relativamente ligeira nas arrancadas, apesar do alto peso”. Até cerca de 80 km/h, o carro é esperto nas acelerações, mas, após, tal velocidades, o ritmo cai um pouco. Segundo a marca, a aceleração do SUV elétrico de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos.
Na conclusão, foi dito que o VW ID.4 é a prova da habilidade da marca em produzir um SUV elétrico realmente de qualidade global. Em termos de conforto, refinamento e dinâmica, “há muito o que gostar”, afirmaram. Foi mencionado ainda que as primeiras impressões foram boas, apesar do breve contato, mas será necessário um teste mais profundo para tirar todas as conclusões. Mesmo assim, o modelo se destaca em ambiente urbano, principalmente, e poderia ser facilmente o único carro de uma família.