VW Golf completa 40 anos
Modelo mais vendido da marca soma mais de 30 milhões de unidades em sete gerações
O Golf, atualmente o principal carro da Volkswagen em termos globais, está fazendo aniversário neste sábado (29)! O veículo acaba de completar 40 anos de existência.
Lançado em 1974 para substituir o Fusca na Europa, o Golf (junto do Passat) inaugurou uma nova concepção mecânica na engenharia da VW, com motor dianteiro transversal e tração dianteira. Até então, a montadora só desenvolvia veículos com motor traseiro e tração traseira. E o resultado deu certo, tanto que a montadora já vendeu mais de 30 milhões de unidades do carro ao longo dessas quatro décadas.
Sete gerações
O primeiro Golf foi desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro e um dos principais destaques no desenho era o formato largo das colunas C, detalhe que foi repetido em todas as gerações do veículo. Com o passar do tempo, o modelo também foi crescendo, evoluindo de compacto para hatch médio.
A segunda geração do Golf, de 1983, foi o primeiro carro da VW a receber sistema de freios ABS (em 1986). Já a terceira linha, lançada em 1993, foi a primeira a incorporar airbags frontais, item que nessa época era oferecido somente em carros de luxo.
Na quarta geração o design do Golf foi totalmente reformulado e o modelo abandonou as linhas “quadradonas” e adotou um formato mais “cristalizado”. O Golf V adotou pela primeira vez airbags laterais e suspensão traseira independente, levado o modelo a um novo patamar de sofisticação.
A sexta geração foi a que menos mudou em relação a anterior, ao menos na parte visual. Já a parte mecânica trouxe inovações importantes, com motores auxiliados por turbo e injeção direta de combustível. Com essa combinação de tecnologias foi possível diminuir o tamanho dos motores, para gastar menos combustível, gerando a mesma potência ou até números superiores.
Com tanta experiência adquirida em diversas gerações, o Golf VII pode ser considerado um dos melhores automóveis da atualidade, com tecnologias de ponta na área de segurança e motorização, além do design apurado. Em pouco tempo de mercado o carro conquistou diversos prêmios e manteve o posto de carro mais vendido da VW. Essa geração também foi a primeira a receber motorizações híbrida e até elétrica.
Golf no Brasil
A história do Golf no Brasil intercala momentos de glória com situações embaraçosas. O carro, então na terceira geração, desembarcou pela primeira vez no mercado nacional em 1993 importado do México e logo virou referência no segmento dos hatch médios. Foi oferecido em versões esportivas e conversível até ser aposentado em 1999, quando a VW iniciou a produção nacional do Golf IV.
Quando chegou ao mercado, o Golf IV arrasou com a concorrência e durante anos foi o líder absoluto do segmento. Mas o tempo passava e o carro não mudava no Brasil. Ao mesmo tempo, as gerações foram avançando na Europa. Nesse meio tempo, em 2007, o modelo passou por uma reestilização “caseira”. Mas já era tarde demais, o carro estava defasado comparado aos rivais e a VW não esboçava nenhuma reação.
A reação demorou da marca demorou, mas uma hora chegou. Sendo assim, a Golf à venda no Brasil saltou da quarta geração direto para a sétima, chegando em um momento de transição no segmento, com os concorrentes também se atualizando. E o carro vem agradando, mesmo com preço salgado. A versão atual vem da Alemanha, mas em breve o carro também será fabricado no País, o que deverá ajudar a reduzir seus preços no mercado nacional. Vida longa ao Golf!