VW Golf comemora 40 anos com versão de 400 cv

Volkswagen mostra protótipo equipado com motor 2.0 turbo de 400 cv no Salão de Pequim

O que mais impressiona no Golf R 400 está sob o capô | Imagem: Divulgação

Embora ele não pareça um conceito e, sim, um modelo de produção, foi desta forma que a Volkswagen apresentou em Pequim o Golf R 400 Concept, modelo criado para celebrar os 40 anos do hatch mais vendido da marca. Como diz a Volks, o próprio nome reflete sua missão. O visual está um pouco mais apimentado que as tradicionais versões R, mas o que impressiona mesmo no protótipo está sob o capô: um motor 2.0 turbo de 400 cv de potência.

O mesmo motor que equipa modelos como o Fusca e o Jetta - e neles gera 211 e 230 cv - teve sua potência quase dobrada graças a um belo trabalho de engenharia. Agora, o propulsor de 400 cv e 45,8 kgfm de torque associado ao câmbio DSG de seis marchas leva este Golf do 0 aos 100 km em 3,9 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 280 km/h.

Um sistema de diferencial eletrônico aliado a tração integral permanente ajudam a manter o “nervosinho” colado no chão. Segundo a marca, a suspensão esportiva utilizada na versão de produção do Golf R, foi mantida para o protótipo.

Veja mais: VW promete mudanças no Jetta.

No mais, a temática esportiva se estende por dentro e por fora do hatch. O para-choque ficou bem mais agressivo e ganhou detalhes imitando carbono. Há uma nova grade em preto brilhante e uma linha amarela que passa pela grade e pelos faróis, além do emblema R 400 na dianteira. Nas laterais, o destaque vai para as belas – e largas - rodas aro 19. Na traseira, rouba a cena a dupla saída de escape cromada.

Por dentro, o Golf ganhou bancos de corrida, costuras em amarelo e detalhes em fibra de carbono no painel e no console central. Rumores dizem que a Volkswagem confirmou a intenção de produzir o conceito. Tomara!