VW Golf comemora 40 anos com versão de 400 cv
Volkswagen mostra protótipo equipado com motor 2.0 turbo de 400 cv no Salão de Pequim
Embora ele não pareça um conceito e, sim, um modelo de produção, foi desta forma que a Volkswagen apresentou em Pequim o Golf R 400 Concept, modelo criado para celebrar os 40 anos do hatch mais vendido da marca. Como diz a Volks, o próprio nome reflete sua missão. O visual está um pouco mais apimentado que as tradicionais versões R, mas o que impressiona mesmo no protótipo está sob o capô: um motor 2.0 turbo de 400 cv de potência.
O mesmo motor que equipa modelos como o Fusca e o Jetta - e neles gera 211 e 230 cv - teve sua potência quase dobrada graças a um belo trabalho de engenharia. Agora, o propulsor de 400 cv e 45,8 kgfm de torque associado ao câmbio DSG de seis marchas leva este Golf do 0 aos 100 km em 3,9 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 280 km/h.
Um sistema de diferencial eletrônico aliado a tração integral permanente ajudam a manter o “nervosinho” colado no chão. Segundo a marca, a suspensão esportiva utilizada na versão de produção do Golf R, foi mantida para o protótipo.
Veja mais: VW promete mudanças no Jetta.
No mais, a temática esportiva se estende por dentro e por fora do hatch. O para-choque ficou bem mais agressivo e ganhou detalhes imitando carbono. Há uma nova grade em preto brilhante e uma linha amarela que passa pela grade e pelos faróis, além do emblema R 400 na dianteira. Nas laterais, o destaque vai para as belas – e largas - rodas aro 19. Na traseira, rouba a cena a dupla saída de escape cromada.
Por dentro, o Golf ganhou bancos de corrida, costuras em amarelo e detalhes em fibra de carbono no painel e no console central. Rumores dizem que a Volkswagem confirmou a intenção de produzir o conceito. Tomara!