Eletrônica tornará os carros melhores para dirigir, antecipa VW
Segundo a marca alemã, softwares serão indispensáveis para melhorar o comportamento dos carros ao volante
A Volkswagen fez um anúncio curioso nesta semana. Sem revelar muitos detalhes, a marca alemã disse que está desenvolvendo o chassis do futuro, que será utilizado em seus novos carros. De acordo com a montadora, a eletrônica será cada vez mais importante, já que os softwares terão um papel fundamental nesta nova fase da empresa.
Este processo é mais um dentro da estratégia Accelerate da Volkswagen, que nada mais é que os temas da marca para o futuro, como digitalização, novos modelos de negócios e condução autônoma.
Dessa forma, o chassis do futuro anunciado pela empresa é apenas mais um elemento para prover uma mobilidade orientada por software, já que ele é fundamental para o desenvolvimento de chassis e sistema de direção para uma condução autônoma.
Chefe de Dinâmica de Veículos e Sistema de Controle de Chassis da VW, Karsten Schebsdat explicou como os softwares impactarão o comportamento dos carros. “Os movimentos da carroceria são significativamente minimizados e a dinâmica de direção é otimizada, pois o carro consegue reagir aos movimentos de direção de modo mais rápido, além de ser mais preciso de se dirigir”, diz.
“E esse desenvolvimento é muito importante em termos de direção altamente automatizada. Afinal, é dessa forma que garantimos que os passageiros estejam confortáveis em todas as situações”, complementa Karsten.
Dessa forma, o uso de softwares na dinâmica dos carros da Volkswagen deve crescer nos próximos anos, à medida que a marca for desenvolvendo novas soluções para a condução autônoma de seus modelos.