VW Amarok V6 mais potente será apresentada neste mês no Brasil

Segunda geração da picape média, entretanto, ainda é dúvida para o mercado da região
Acima a Amarok V6 atualmente comercializada no Brasil

Acima a Amarok V6 atualmente comercializada no Brasil | Imagem: Divulgação

Aproveitando a estreia nesta semana do Volkswagen Taos produzido na Argentina para os países da região, alguns colegas da mídia especializada local tiveram a oportunidade de entrevistar Pablo Di Si, o principal executivo da marca alemã para a América Latina, bem como Thomas Owsianski, atual CEO da VW Argentina. 

Veículo que integrou a coletiva de imprensa, o Argentina Autoblog relata algumas informações relevantes apresentadas pelos executivos, em especial com relação à Amarok. A picape média é produzida atualmente em Pacheco, mesmo local adaptado para produzir o Taos sobre a plataforma MQB. 

Durante a conversa, os executivos confirmaram que a variante recalibrada para 258 cv da Amarok V6 será apresentada ainda neste mês no Brasil, com o início das vendas por aqui começando logo depois. 

Um ponto polêmico revelado por Owsianski e Di Si foi que a segunda geração da Amarok ainda não está confirmada para a região por conta da fabricação do modelo ocorrer apenas na África do Sul. “Não temos planos, no momento, de oferecer por aqui a futura Amarok que será fabricada na África do Sul. A Argentina não tem nenhum acordo de intercâmbio comercial com esse país, por esse motivo o preço se tornaria impraticável para importar a nova Amarok de lá”, revelaram os executivos.

Vale a pena destacar, entretanto, que o Mercosul possui desde 2016 um acordo de comércio preferencial com a União Aduaneira da África Austral. Além do Brasil, o acordo envolve Argentina, Uruguai, Paraguai, África do Sul, Namíbia, Botsuana e Lesoto. O tratado prevê a criação de uma área de livre comércio entre os dois blocos. 

Desenvolvidas em conjunto pela Ford, as novas gerações de Ranger e Amarok ganharão os mercados globais em 2022. 

Os executivos reiteraram que “a Amarok que é produzida atualmente na Argentina tem a continuidade assegurada”, o que nos leva a crer que a intenção da Volkswagen na região é continuar apostando na picape atual ao invés de considerar a atualização do produto. 

Ainda sobre as operações da marca alemã no país vizinho, a dupla de executivos ponderou que o maciço investimento realizado na fábrica de Pacheco para trazer a plataforma MQB à unidade fabril tornará “possível” a inclusão de um segundo modelo monobloco na planta argentina. “Incorporar um segundo produto com a plataforma MQB em Pacheco não é simples e é caro, mas é possível. Com a Amarok e o Taos atualmente em produção, não há espaço em Pacheco para um terceiro produto. Porém, se o mercado se reativar e a Argentina retomar volumes de venda próximos de um milhão de emplacamentos anuais, como era possível de ser alcançado há alguns anos, podemos analisar a viabilidade de mais um projeto local”, explicaram. 

Quem sabe esse terceiro modelo para a fábrica em Pacheco possa ser a Volkswagen Tarok, uma interessante picape compacta-média com proposta semelhante a Fiat Toro. Revelada em 2018 como um conceito no Salão de São Paulo, a Tarok certamente foi um dos futuros modelos que precisou ter os seus planos revistos devido aos impactos da pandemia nas operações da Volkswagen na região. Quem sabe, com a retomada econômica se desenhando de maneira mais rápida no Brasil e demais mercados, a picape possa ganhar vida e chegar às ruas e avenidas do país. Vamos acompanhar de perto!

Projeção do designer Kleber Silva para a Volkswagen Tarok de produção
Projeção do designer Kleber Silva para a Volkswagen Tarok de produção
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa