Volkswagen Virtus TSi: por que o sedã básico vende bem menos que o Polo?

Versão mais em conta, com câmbio manual, se mostra valente e econômica no dia a dia
VW Virtus TSI com câmbio manual se mostra valente no dia a dia com certa agilidade e economia de combustível

VW Virtus TSI com câmbio manual se mostra valente no dia a dia com certa agilidade e economia de combustível | Imagem: Carlos Guimarães

O Volkswagen Polo tem boas chances de se tornar o carro mais vendido de 2024. Está em uma disputa acirrada da com a picape Fiat Strada, briga com apenas 1.265 unidades de diferença e cujo vencedor vai ser definido apenas no último dia do ano. Mas por que será que a versão sedã da marca alemã, o Virtus, não vende tão bem quanto o hatch? Além dessa resposta, veremos como se comporta a versão básica. 

VEJA TAMBÉM:

O Volkswagen Virtus TSi (R$ 111.990), com câmbio manual de cinco marchas, custa exatos R$ 22.700 a mais que o Polo Track (R$ 89.290) mais em conta. Partindo disso, já se chega à primeira razão que explica os volumes de vendas do sedã bem menores que as do hatch (57.862 unidades, ante 14.986). 

Claro que o Polo Track básico é ainda mais simples que o Virtus de entrada, que já vem com motor 1.0 turboflex e não aspirado, como no hatch. Apesar de ser o mesmo TSI do Up!, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque a 1.750 rpm, consegue dar conta do recado no dia a dia, principalmente com câmbio manual de cinco marchas, que favorece a agilidade. 

Interior vem com o essencial do conforto

VW Virtus TSI
VW Virtus TSI vem com bancos de tecido, ar-condicionado analógico, mas a lista de itens de série é boa
Imagem: Divulgação

Aliás, a caixa manual de cinco marchas tem engates sempre precisos e fáceis. Porém, como estamos falando de um carro com 1.161 kg, em retomadas, pode ser necessário fazer algum redução para conseguir mais fôlego, mas nada que comprometa o bom comportamento do carro, que se mostrou disposto em encarar o dia a dia com boa dose de conforto e economia de combustível. 

Com pneus borrachudos 195/65 15, fica mais fácil absorver as irregularidades do piso. Bom também é que essa versão mais mansa do 1.0 turboflex contribui com o baixo consumo. De acordo com dados do Inmetro, o Virtus TSI com câmbio manual é capaz de fazer 12,1 km/l de gasolina na cidade e 14,8 km/l na estrada, números que passam para 8,4 km/l e 10,5 km/l com etanol, respectivamente.

O que achei um pouco estranho foi a disposição das informações do cluster digital. Poderiam ter incluído pelo menos uma opção de configuração com ponteiro no contagiros no lugar das barras digitais. E o velocímetro apenas digital, deslocado para a esquerda não ficou bom. De qualquer forma, dá para entender o básico sobre o funcionamento do carro. 

Em contrapartida, mesmo sendo uma versão básica, o Virtus TSI com câmbio manual vem com carrgador de celular por indução e central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas. O ar-condicionado, contudo, é analógico e os bancos são revestidos de tecido. Entre outros itens, há entrada USB, volante multifuncional e luz diurna de LED entre os itens de série. 

Elogiável também é o espaço interno do Virtus, inclusive para quem vai sentado no banco de trás, que se sente como se estivesse em um sedã médio de pouco tempo atrás, com distância entre-eixos de 2,65 metros de comprimento. Se for levar bagagem, dá cavernosos 521 litros de capacidade no porta-malas.

Pena que os sedãs estão sendo engolidos pelos SUVs no Brasil, outra razão que explica porque o Virtus não vende tão bem quanto o Polo.

O segmento de sedãs pequenos, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos Automotores) tem uma média acumulada de 3,8% de participação no mercado em 2024, ante 46,9% dos SUVs. Como o Polo é um modelo que tem sido bem procurado nas locadoras, há grandes volumes voltados para vendas diretas.

No caso da versão Track, 80% das vendas vão para as frotas de aluguel. O mesmo não acontece com o Virtus, cuja maioria do volume de vendas é para pessoas físicas e não jurídicas. 

Veredicto

Apesar de ser a versão básica, o VW Virtus TSi vem com uma lista considerável de itens de série, bom espaço e consegue aliar certa agilidade com economia de combustível. Com diferença de R$ 22.700 na comparação com o Polo Track e por não ser tão procurado em locadoras, acaba vendendo quase quatro vezes menos. 

VW Virtus TSI
VW Virtus TSI tem lanternas fumês deste a versão básica e porta-malas de 521 litros de capacidade
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise

Tudo sobre o Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus