Volkswagen Virtus: os pontos que dividem opiniões, veja as principais reclamações
Sedã compacto compartilha o mesmo problema comum com o Polo e o T-Cross, seus irmãos de plataforma
O Volkswagen Virtus chegou ao Brasil em janeiro de 2018, entrando na disputa do segmento de sedãs compactos premium. Derivado do Polo, o Virtus traz a essência do hatch, mas em uma versão que entrega mais espaço e sofisticação.
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Apesar de não alcançar o mesmo volume de vendas do irmão, ele tem seu público fiel. O sedã tem o preço a partir de R$ 105.990,00.
Se você escolheu o Virtus como seu companheiro para o dia a dia, já sabe que ele tem muitos pontos positivos. Mas, como qualquer carro, alguns desafios podem surgir pelo caminho. Afinal, todo relacionamento tem seus altos e baixos, não é?
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Imagem: Divulgação
De acordo com um levantamento realizado pelo AUTOO em sites especializados em defesa do consumidor, nos últimos seis meses a Volkswagen recebeu 2.379 reclamações.
A empresa respondeu a 92,3% dessas reclamações. As principais queixas dos consumidores em relação ao Virtus são:
- Volante descascando: Muitos consumidores relatam que, mesmo com pouco tempo de uso, o revestimento do volante começa a se desgastar, perdendo a aparência original e comprometendo a experiência ao dirigir.
- Eixo trincado: O eixo traseiro trincado é um problema que afeta o Volkswagen Virtus, assim como o Volkswagen Polo e o T-Cross. O eixo traseiro é uma peça fundamental para a segurança e estabilidade do veículo.
- Barulho na válvula canister: Proprietários do Virtus têm reclamado de um barulho vindo da válvula canister, responsável pelo controle dos vapores de combustível. Esse ruído é ouvido principalmente ao ligar o carro ou acelerar.
Volkswagen Virtus Exclusive tem acabamento mais caprichado, com revestimento de couro com costuras aparentes
Imagem: Divulgação
Reclamações de donos de Virtus
Volante descascando
Um consumidor adquiriu um Volkswagen Virtus novo e, em menos de um ano, o volante começou a descascar. No modelo anterior que possuía, a concessionária trocou a peça sem solicitação, reconhecendo o defeito de fábrica. Porém, com o veículo atual, a substituição foi negada sob a justificativa de que a Volkswagen não o autorizou.
O mesmo consumidor registrou uma reclamação em outubro de 2024, mas havia recebido retorno. Desde dezembro, o setor responsável não responde, e o SAC da Volkswagen promete contato em 48 horas, mas isso não aconteceu.
A montadora informou que o caso está sendo analisado internamente e que o consumidor será comunicado assim que houver alguma atualização, solicitando que ele aguarde os próximos contatos.
Outro consumidor adquiriu um Volkswagen zero-quilômetro em abril de 2024 e, em menos de nove meses, o volante começou a descascar. Em 27/01/2025, procurou a concessionária, onde foi informado que a solicitação de troca nem seria feita, pois a fábrica tem negado esses pedidos.
A Volkswagen respondeu alegando que o problema relatado não se deve a uma falha do produto, mas sim a agentes externos, isentando-se da obrigatoriedade de cobrir os custos da substituição. A empresa também afirmou que suas concessionárias são independentes e possuem liberdade comercial, sendo o valor cobrado referente à mão de obra e às peças.
Eixo trincado
“Fiquei decepcionada com a Volkswagen ao descobrir que meu Virtus tem uma trinca no eixo traseiro, o que representa um risco de segurança grave. Ao pesquisar, encontrei várias reclamações sobre o mesmo problema em modelos Virtus, Polo e T-Cross, sendo este último o único com recall devido ao defeito no eixo traseiro.”
“O eixo do meu Virtus trincou, um problema comum em vários modelos. Após uma reclamação, fui informado que seria resolvido, mas a Volkswagen não respondeu à concessionária. Estou indignado, pois a marca não me deu nenhuma resposta até agora. Estou correndo perigo com esse problema.”
“Possuo um VW Virtus 2018 e, durante uma viagem, encontrei três trincas no eixo traseiro, o que pode causar um acidente. Ao entrar em contato com a montadora, fui informado de que o defeito não está coberto por recall, que foi realizado apenas para os modelos 2022/2023."
Imagem: Divulgação
Válvula canister
“Estou reclamando do barulho irritante causado pela válvula canister no meu Virtus Exclusive 24/25. A concessionária informou que é "normal", mas não aceito essa resposta e não acredito que a engenharia da Volkswagen não tenha uma solução para isso”, relatou um proprietário.
A reclamação consta como não resolvida no site.
Outro proprietário do Virtus 1.4 Exclusive reclamou de um barulho insuportável na traseira do veículo, causado pela válvula canister. Apesar das queixas nas concessionárias, a Volkswagen considera o ruído normal. O proprietário, que não enfrentava esse problema com o Virtus 1.0, pediu uma solução e expressou insatisfação, destacando que não deseja trocar de marca.
Resposta da Volkswagen: “Durante o funcionamento do motor, hidrocarbonetos acumulados são admitidos e entram no processo de combustão do motor. Nesta fase o próprio funcionamento do sistema gera o ruído reclamado o que é normal e necessário a fim de manter o correto funcionamento e evitar que hidrocarbonetos sejam liberados na atmosfera.”
Réplica do consumidor: “Recebi a mesma resposta que todos os clientes sobre o barulho da válvula canister, e não estou satisfeito. Esperava mais da Volkswagen, e até sugeri que alinhem com o fornecedor ou troquem as peças para resolver o problema. Isso é algo solucionável, e acredito que se a montadora se esforçar, encontrará uma solução que vai agradar os clientes. Continuarei insistindo até que o problema seja resolvido.”