Volkswagen vai renovar sua linha no Brasil até o fim de 2020
Chegada do Polo é o marco inicial da nova gama da fabricante alemã
O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, aproveitou o lançamento do novo Polo para fazer um anúncio bem relevante: deste mês até o fim de 2020, portanto daqui a quatro anos, a Volkswagen terá sua gama no Brasil completamente renovada com a chegada ao mercado de 20 novos modelos. Como a conta vale a partir do Polo, podemos esperar mais 19 novidades por aqui até que próxima década comece.
O AUTOO teve a oportunidade de saber mais detalhes sobre a nova estratégia da VW conversando com Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da fabricante. Segundo ele, a ideia da marca é “estar presente em todos os segmentos relevantes do Brasil”. Quando questionado sobre quais modelos da gama atual ainda continuarão em linha, o executivo foi evasivo, revelando apenas que “a gama será completamente renovada”.
De qualquer forma, além do Polo já temos a certeza de outros 6 modelos que serão lançados por aqui até a data estipulada por Powels, o que de qualquer maneira ainda nos deixa com 13 novidades “em aberto”.
Confirmados, além do Polo, sabemos que o sedã Virtus será lançado no início de 2018 e a família ainda será complementada por um SUV compacto e uma picape compacta-média do porte de Renault Duster Oroch e Fiat Toro.
Também não podemos esquecer das novas gerações do Tiguan, que chegará ao Brasil em 2018 com a inédita configuração 7 lugares, e do sedã médio Jetta. Modelo de imagem para a VW no Brasil, o SUV grande Touareg também ganhará uma renovação completa e desembarca no Brasil importado da Europa até o fim de 2020.
Na bolsa de rumores também ganha força as especulações que a Volkswagen poderá adicionar em sua linha um SUV do porte do Jeep Compass, posicionado entre os utilitários esportivos compactos e médios. Pelo restrospecto de excelente aceitação do Compass aqui, a novidade tem tudo para sair do papel.
Dos modelos que podem ser descontinuados nessa transição para a “nova Volkswagen”, o Fox é um dos que tem mais chances de dar adeus. Recentemente o CrossFox e a Space Cross saíram de linha, enquanto a station-wagon SpaceFox e o hatch sofreram um profundo enxugamento de suas linhas.
O Gol, pela força de seu nome no mercado e o retrospecto de 27 anos de liderança em vendas no mercado, certamente é um modelo que não deverá ser abandonado pela Volkswagen. Com a chegada do Polo e considerando a oferta do up! como o produto de entrada da alemão no Brasil, o Gol poderá ser reposicionado como a “alternativa racional” para quem procura um hatch mais acessível, porém com espaço interno superior em relação ao up!. Talvez a VW possa até oferecer o Gol com leves aprimoramentos mecânicos e estéticos em uma versão única, nos moldes que a Chevrolet faz com seu Onix Joy, por exemplo.
Enfim, vamos acompanhar de perto as novidades envolvendo a Volkswagen e vamos atualizando você assim que soubermos das novidades. Acompanhe tudo aqui no AUTOO!