Volkswagen up! finalmente ganhará linha 2021 em janeiro

Após um ano de incertezas, marca deve por fim trazer mudanças para o seu hatch compacto no ano que vem
Volkswagen up! 2020

Volkswagen up! 2020 | Imagem: Divulgação

O Volkswagen up! passou por um ano de incertezas. Com a pandemia e vendas baixas, o hatch subcompacto da marca não teve nenhuma alteração anunciada ao longo de 2020. A linha 2021 do modelo, da mesma forma, ainda não foi apresentada oficialmente. No entanto, pode ser que a empresa tenha dado uma sobrevida ao carro.

De acordo com os colegas do Autos Segredos, citando uma tabela de preços enviada à rede de concessionárias da Volkswagen, o up! consta na lista apenas na versão Xtreme TSI, hoje ofertada a R$ 60.990. O modelo teria feito ainda uma aparição em um comercial dentro do site da montadora apenas em tal configuração com a placa “NVW1U21”. A interpretação seria que NVW seria Nova Volkswagen, e U21 seria up! 2021, indicando assim sua chegada em breve. A novidade deve ser apresentada oficialmente em janeiro.

Acima detalhe do Volkswagen up! Xtreme
Acima detalhe do Volkswagen up! Xtreme
Imagem: Divulgação

Ao longo de 2020, praticamente nenhum up! teria sido fabricado. Os modelos comercializados eram da linha 2019/2020 ainda. Isso ocorreu pois, em janeiro, entrou em vigor a Resolução 518 do Contran, que obriga a oferta de cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro. O hatch da Volkswagen tinha três assentos na segunda fileira, mas apenas dois deles dispunham dos equipamentos.

De acordo com a publicação, o caminho que a montadora escolheu foi o de fazer uma nova homologação para up!, mas para apenas quatro ocupantes, sendo dois atrás. Assim, os custos para se adaptar às novas regras seriam menores. O VW up! 2021 deverá ser mantido em versão única Xtreme ao longo do ano que vem com o motor 1.0 turbo de três cilindros de até 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol.

Volkswagen up! 2020
Volkswagen up! 2020
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva