Volkswagen Tarok, a picape rival da Fiat Toro
Ainda como conceito, modelo deve estrear no segundo semestre de 2019
Se o Fiat Fastback é uma maquete em tamanho real que antecipa alguma coisa dos futuros SUVs da marca, a picape conceito Tarok é praticamente o veículo que a Volkswagen deverá lançar em meados de 2019 no Brasil.
Derivada da família que engloba o Polo, o sedã Virtus e o SUV T-Cross, a Tarok utiliza a plataforma MQB e ficará posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Pessoalmente, ela demonstra ter um porte muito parecido com sua futura rival, a Fiat Toro.
A Tarok, no entanto, que inovar como no sistema de acesso da caçamba pela cabine e certamente terá um pacote mecânico bastante interessante, com motor turbo de injeção direta ausente na Toro. Resta saber se a Volks também brigará no segmento de motores diesel ou se optará por um motor turbo mais potente capaz de fazer frente ao 2.0 usado pela Fiat. O que é certo é que a Tarok terá versões como tração integral.
A caçamba da picape terá capacidade próxima de uma tonelada e que por isso a plataforma MQB recebeu reforços para suportar o peso.
Novidades no início de 2019
Além da Tarok, a Volks confirmou o lançamento do T-Cross para o primeiro trimeste de 2019 assim como das versões esportivas do Polo e Virtus, que ganharam a famosa designação GTS. Os exemplares apresentados no estande são considerados conceitos, mas já estão equipados com o motor 1.4 TSI, agora chamado de 250 TSI por conta do torque de 250 NM e potência de 150 cv.
No segmento de elétricos e híbridos, a VW afirmou que venderá o Golf GTE no Brasil a partir do segundo semestre de 2019. Com motorização híbrida, o hatch utiliza um turbo TSI em conjunto com um motor elétrico que geram 204 cv de potência.
Já o Passat GTE e o e-Golf, versão elétrica do modelo, estão expostos no salão mas sem planos concretos de importação por enquanto.