Volkswagen quer vender hatch elétrico por R$ 100 mil na Europa
O ID 1 chegaria ao mercado nos próximos cinco anos para ser opção de baixo custo
A Volkswagen planeja o desenvolvimento de um novo hatch elétrico com um preço estimado em menos de £17.000 (R$ 103.306,60). A chegada ao mercado é estimada em cinco anos, de acordo com a revista inglesa Autocar, e um dos nomes cotados para o modelo é ID 1, seguindo o padrão atual da linha de elétricos da marca.
O ID 1 será construído em uma nova plataforma que também será usada em modelos semelhantes das marcas irmãs Cupra e Skoda. O compacto será posicionado abaixo do conceito ID 2all, que terá um preço de cerca de £22.500 (R$ 136.729,32). A Volkswagen acredita que pode alcançar esses valores devido a avanços tecnológicos, como o surgimento de materiais de bateria mais baratos e métodos de produção mais eficientes.
Embora os detalhes exatos sobre a arquitetura do ID 1 não tenham sido divulgados, sabe-se que será diferente da plataforma MEB Entry, compartilhada pelo ID 2, Cupra Raval e pelo crossover compacto da Skoda. A nova plataforma será desenvolvida pelo Grupo Volkswagen em conjunto com a Skoda e será projetada para veículos com espaço interno semelhante ao do VW Polo.
O ID 1 será um carro com foco urbano, portanto, a autonomia não será tão prioridade quanto em outros veículos elétricos. Isso permitirá o uso de uma bateria relativamente pequena. O ID 2all usa uma de 38 kWh. Mesmo assim, essa capacidade proporcionaria uma autonomia de quase 321 Km.
Carregamento rápido e 1.700 cv
Ainda de acordo com a publicação britânica, o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, disse a investidores que a marca terá uma nova plataforma para veículos elétricos e prometeu motores com potência próxima a 1.700 cv.
A arquitetura foi anunciada pela primeira vez em 2021 com uma data de lançamento planejada para 2026 com até 1.100 cv. Após anúncios de atraso até 2030, Blume voltou atrás e manteve o prazo inicial e o aumento de potência.
Além da potência voltada a modelos esportivos, o CEO também projetou que o carregamento de 10% a 80% das baterias da plataforma SSP será feita em cerca de 12 minutos. Na atual arquitetura da família ID, a MEB, o mesmo é feito em 35 minutos.