Volkswagen revive marca Scout com SUV e picape e mira nos modelos da Jeep

Modelos eletrificados com caráter premium fazem parte de aposta ousada da marca alemã
Scout

Scout | Imagem: Divulgação

A matriz da Volkswagen vive tempos difíceis, mas segue em curso seu plano de se recuperar no mercado global. Um deles é reviver a marca Scout, que deixou de produzir há 44 anos e, agora, volta repaginada, com modelos eletrificados de luxo, em busca de margens maiores e de olho no segmento premium. Os dois carros que marcam essa volta são a picape Terra e o SUV Traveler, que vão começar a ser produzidos em 2027.

VEJA TAMBÉM:

Pois é, ainda vai levar um tempo para a dupla chegar às lojas, mas a Volkswagen resolveu já mostrar os carros bem antes, uma vez que houve um atraso no cronograma de lançamento. De qualquer forma os modelos Scout Traveler e Terra foram projetados para se tornarem os novos favoritos do público que busca um off-road premium e eletrificado.

Fica claro que ambos os modelos têm design arrojado e alta qualidade, fabricados sobre uma nova estrutura com alta rigidez torcional. A plataforma foi projetada para acomodar pneus de até 35 polegadas e tem mais 30 cm de distância do solo, algo para deixar os fãs da Jeep preocupados. 

Alto luxo no interior

Scout
Scout Traveller conta com acabamento caprichado e alta tecnologia a bordo entre os atrativos
Imagem: Divulgação

O Traveler SUV será capaz de rebocar até 3.175 kg, enquanto a picape Terra levará isso para mais 4.535 kg, praticamente em linha com o resto da indústria. Ambos transportarão até 907 kg de carga útil. A picape Terra possui uma caçamba 1,68 metro, que pode esconder um pneu sobressalente de 33 polegadas  e  tomada de 240 volts e duas de 120 volts.

A Scout Motors adotou um sistema 800 volts para tempo de carregamento rápido e desempenho máximo. Ele suporta carregamento rápido de até 350 kW DC e fornecerá recursos de carregamento bidirecional. A fabricante não revelou a capacidade da bateria, mas disse que as variantes puramente elétricas de ambos os modelos atingirão 563 km com uma carga.

Variantes de extensor de alcance também serão oferecidas, alimentadas por um pequeno gerador a gás que pode estender o alcance até 805 km. O extensor de alcance herdou o nome "Harvester", uma homenagem à herança da International Harvester.

Em termos de desempenho, não há muitas informações, mas a Scout Motors promete que ambos podem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A montadora também menciona brutais 138,4 kgfm de torque  e tração integral, nada mau. Os preços oficiais não foram divulgados, já que ainda está bem longe do lançamento oficial, mas estima-se que partirão de US$ 60 mil (em torno de R$ 350 mil em uma conversão simples) no caso da picape Terra.

Scout
Scout Traveler é o SUV e a Terra é a picape. Ambos os modelos começarão a chegar às lojas em 2027
Imagem: Divulgação

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana