Volkswagen revela o Touareg de 2ª geração
Utilitário esportivo perdeu peso e ficou mais ecológico
Temendo perder vendas com a recente antipatia do público pelos utilitários esportivos, mais conhecidos pela sigla SUV, a Volkswagen deixou de lado a preocupação com a estética do novo Toaureg, seu primeiro modelo do tipo. Apresentado nesta quarta-feira na Alemanha, a 2ª geração do jipão tem como destaques improváveis a perda de peso e a economia de combustível.
Graças à um trabalho em várias frentes – aerodinâmica, materiais especiais e processo de construção -, o novo Touareg ficou 208 kg mais leve que seu antecessor além de mais eficiente.
Vários sistemas de ajuda somados aos motores mais econômicos e ao novo câmbio automático de oito marchas tornaram o consumo do Touareg equivalente ao de um sedã grande. Com diesel, o modelo consegue rodar 13,5 km com 1 litro de combustível.
Mas o grande destaque é a inédita versão híbrida, a primeira a entrar em produção numa marca alemã, segundo a Volks. Auxiliado pelo motor elétrico, o Toaureg faz 12,2 km com gasolina em média. E pode rodar 50 km apenas com eletricidade.
Apesar de pouco ressaltado, o novo visual seguiu as linhas da 1ª geração, atualizando apenas os elementos mais importantes para manter-se semelhante a outros modelos da marca.
Por dentro, o painel está mais refinado e organizado, mas sem exageros eletrônicos. A Volkswagen mostrará o novo Touareg no Salão de Genebra e começa a vendê-lo em abril na Europa. Certamente, veremos o utilitário esportivo “light” no Brasil ainda em 2010.