Volkswagen revela nova geração da perua Golf Variant

Baseada na oitava geração do hatch, station wagon da marca alemã desafia o reinado dos utilitários esportivos na Europa
Volkswagen Golf Variant 2021

Volkswagen Golf Variant 2021 | Imagem: Divulgação

Enquanto foram levantadas dúvidas sobre sua existência, fato é que a Volkswagen acabou de apresentar a nova geração da Golf Variant, agora baseada na oitava geração do hatch. A marca afirma que a novidade começará a chegar nas lojas europeias da empresa entre o final deste ano e o início de 2021, mas os preços ainda não foram definidos e nem todos os detalhes foram revelados. Sabe-se apenas que a perua terá a difícil missão de sobreviver em meio à onda de SUVs.

O que foi confirmado até agora é que o visual é largamente aproveitado do Golf hatch, desde a dianteira com capô curvado e faróis afilados, até a cabine que traz os mesmos elementos no painel e nas portas, incluindo os instrumentos e as opções de central multimídia. O que muda é a traseira, mais alongada e quadrada, contendo um grande tampão para facilitar a carga e a descarga de itens no porta-malas, que tem generosos 611 litros de capacidade.

Nas medidas, a nova Golf Variant cresceu e tem 4,63 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Ao se rebaixar os bancos traseiros, a capacidade do porta-malas passa de 611 litros para 1.642 litros. Entre os equipamentos de série que a Volkswagen está destacando neste primeiro momento estão elementos como abertura do bagageiro ao se passar o pé sob o para-choque traseiro e saídas de energia de 12V ou de 220V em formato de tomada caseira no compartimento das malas.

A Volkswagen se limitou a dizer que a nova geração da perua contará com as mesmas opções de propulsores que o Golf. Oficialmente, o hatch pode trazer sob o capô na Europa o 1.5 turbo a gasolina da família TSI entregando 130 cv ou 150 cv. Há ainda o motor turbodiesel 2.0 TDI, com 115 cv ou 150 cv. As opções de câmbio, dependendo da configuração, podem ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. O Golf GTI, com um 2.0 turbo a gasolina de 245 cv também já chegou.

Por fim, a marca informou que a nova geração da Golf Variant permanecerá oferecendo a versão Alltrack, opção de visual aventureiro com molduras plásticas nos para-lamas e também podendo contar com um diferencial importante: o sistema de tração integral 4Motion da VW. A marca afirma que a Golf Variant Alltrack ainda é capaz de rebocar 2.000 kg.

Volkswagen Golf Variant 2021
Volkswagen Golf Variant 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva