Volkswagen retoma produção do ID.3

Modelo mais acessível da linha de carros 100% elétricos da marca alemã voltou a ser produzido na Alemanha
Volkswagen ID.3

Volkswagen ID.3 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen, assim como outras marcas alemãs, está se preparando para retomar suas atividades naquele país uma vez que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou o início do afrouxamento das regras de isolamento social por lá. A primeira fábrica da VW a retomar as atividades hoje (20 de abril) foi a unidade de Zwickau.

Isso é especialmente importante pois é lá que serão feitos ao menos dois modelos da nova família de carros elétricos da Volkswagen. De Zwickau sairão os primeiros ID.3, modelo mais acessível, é o intermediário ID.4. Para retomar a produção, a VW preparou um documento com 100 pontos para tornar os ambientes de trabalho seguros contra doenças.

O Volkswagen ID.3 foi apresentado oficialmente no ano passado, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE). Foi ele o responsável por estrear a nova arquitetura modular dedicada a carros 100% elétricos da Volkswagen, a MEB, que deve ser usada ainda por outros modelos da família ID e também por outras marcas do Grupo VW.

Enquanto já podem ser feitas reservas para a novidade na Europa desde o início de 2020, o modelo ainda não teve as entregas iniciadas por conta de problemas na programação da central eletrônica da novidade, de acordo com a mídia do Velho Continente. Tal situação estaria sendo tão grave que a marca estaria pensando em manter o antigo Golf elétrico de sétima geração em comercialização por mais tempo.

O Volkswagen ID.3 oferecido na Europa deverá ter um preço inicial próximo a 30.000 euros (cerca de R$ 172,9 mil), sendo comercializado nas configurações Pure, Pro e Pro S. A diferença fica por conta do conjunto de baterias e autonomia. Respectivamente, as versões podem rodar 330 km, 420 km e 550 km sem recargas. O motor é montado na traseira e, independente da versão, entrega cerca de 200 cv de potência e 31 kgfm de torque.

Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.3
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva