Volkswagen Polo deixa de ser fabricado na Europa depois de 40 anos

Hatch compacto é líder de vendas no Brasil, onde ainda terá um tempo em produção
Última unidade do VW Polo produzido na Europa sai da linha de montagem

Última unidade do VW Polo produzido na Europa sai da linha de montagem | Imagem: Divulgação

A Volkswagen decide deixar de fabricar o Polo na Europa, mais exatamente em Navarra (Espanha), depois de mais de 40 anos em produção. A partir de agora, pelo menos até 2027, o hatch compacto que será vendido no mercado europeu será feito em Kariega (África do Sul). Foram 8,4 milhões de unidades montadas na unidade espanhola desde 20 de março de 1984. 

VEJA TAMBÉM:

A última unidade  foi uma versão 1.0 TSI de 95 cv, com caixa manual, com acabamento Life e carroceria azul. Seu comprador é um espanhol, que se gabará de ter o último Polo. No lugar dele, a Volkswagen vai fabricar um novo modelo elétrico.

Embora os SUVs T-Cross e Taigo continuem a ser fabricados na Espanha , vão compartilhar uma fábrica com dois futuros carros elétricos do Grupo Volkswagen. Ambos usarão a plataforma MEB Entry, um da Volkswagen e outro da Skoda.

Fim de uma era

Última unidade do VW Polo produzido na Europa sai da linha de montagem
Unidade de produção na Espanha passará a fabricar dois novos modelos elétricos
Imagem: Divulgação

Desta dupla elétrica sabemos que um será o Skoda Epiq , um SUV urbano que será apresentado em 2025 . O da Volkswagen não foi confirmado, pode ser o alardeado ID.2 ou um B-SUV. Ambos deverão ficar na casa dos 25 mil euros (em torno de R$ 147 mil em uma conversão simples), rivalizando com os novos recém-chegados europeus: o Citroën ë-C3 , o Opel Frontera ou o Renault 5 E-Tech . Ambos chegarão ao mercado em 2026.

Assim, a Volkswagen vai continuar utilizando esta fábrica para 2035, quando apenas carros elétricos poderão ser vendidos na Europa. O que é sempre uma boa notícia para a indústria espanhola. Ainda mais tendo em conta as tarifas sobre veículos eléctricos importados da China, que já são aplicadas embora não sejam definitivas.

O Polo foi um dos carros que poderiam dizer adeus ao mercado europeu com a entrada em vigor da nova norma Euro 7, mas sua aplicação foi adiada até 2027 em vez de 2025 . Portanto, o carro poderá ser fabricado por mais três anos. Enquanto isso, no Brasil, o hatch compacto segue como líder de vendas, disputando o primeiro lugar com a picape Fiat Strada

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise