Volkswagen Nivus: do que os proprietários mais reclamam na internet
SUV cupê se destaca pelo desenho, mas falhas de qualidade geram queixas nos sites especializados
O Volkswagen Nivus se destaca pelo desenho único. Um dos SUVs cupês pioneiros no mercado brasileiro, o modelo é feito sobre a plataforma do Polo e compartilha com o hatch boa parte da carroceria da mecânica.
VEJA TAMBÉM:
- Saiba quais são as principais reclamações dos donos de Honda Civic
- Nivus ganhou versão básica para enfrentar o Fiat Pulse
O estilo esportivo cativou muitos compradores, assim como o bom motor 1.0 turbo flex de três cilindros com até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A transmissão automática de seis marchas acompanha todas as versões do modelo.
Os atributos, no entanto, não livraram o Nivus das reclamações dos proprietários em sites especializados em defesa do consumidor. Entre as queixas estão falhas na qualidade do acabamento, na central multimídia e no motor.
Reclamações dos donos de Volkswagen Nivus
Acabamento do volante
Barulhos internos são queixas comuns, mas o ponto principal de reclamações é o volante do Nivus, que se descasca com facilidade. Alguns casos ocorreram com menos de um ano de uso do SUV.
“Estou com um Nivus Confortline com 14 mil km e já apresentou desgaste no material que reveste o volante. Na concessionária, eles informaram que a montadora alega agente externo como uso de produtos ou suor da mão mesmo”, disse um proprietário. “Nunca fiz uso de nenhum produto neste veículo e posso alegar que é material de baixa qualidade mesmo”, complementou.
Na maioria dos casos, realmente a montadora alegou que o descascamento do volante foi causado por agentes externos. Para um dos clientes, no entanto, foi feita a troca da peça em garantia. “Empresa cumpriu o que prometeu, afinal trata-se de um bem de alto valor e não faria sentido o cliente ficar no prejuízo”, disse o cliente.
Central multimídia
Problema recorrente nos carros modernos, a central multimídia também dá dor de cabeça para alguns donos de Nivus. Um proprietário relata que pagou R$ 350 para atualizar o equipamento de seu SUV, mas depois disso o sistema Android Auto parou de funcionar. A Volkswagen até o momento não havia respondido à reclamação
Em outro caso, o som intermitente fez com que o cliente ficasse sem a multimídia por mais de 15 dias para reparo, mas o problema não foi solucionado. “Sem mesmo eu conseguir chegar em casa, o mesmo problema acontece novamente, porém desta vez pior, pois mais nenhum som era emitido, mesmo com o volume no máximo”, disse. A Volkswagen trocou a central e o problema foi resolvido.
Vazamento de óleo
O motor 1.0 turbo usado pelo Nivus e por diversos outros carros da Volkswagen tem suas qualidades, mas algumas unidades apresentaram defeitos. Uma das reclamações diz que com 4.000 km, um problema no cárter fez com que o SUV apresentasse vazamento de óleo. O problema foi reparado pela Volkswagen.
O vazamento de óleo também foi a causa da troca completa do motor de outras unidades. Uma delas demorou mais de 60 dias para ser feita. O mesmo aconteceu com outro cliente, que teve o o problema de lubrificação no seu Nivus após 40 mil km rodados. “Passaram-se os 30 dias que a lei garante como sendo prazo legal para conserto e eles não solucionaram o problema”, disse. Nos dois casos, a marca afirmou que fez o reparo dentro do prazo.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter