Volkswagen mantém nome Passat vivo em nova geração da Variant

Enquanto o sedã foi substituído pelo ID.7, perua chega com motorização híbrida plug-in
Volkswagen Passat Variant 2024

Volkswagen Passat Variant 2024 | Imagem: Divulgação

O nome Passat existe na linha Volkswagen desde 1973, mas a eletrificação e a onda de SUVs parecia que ia acabar com essa história, mas o apetite europeu por peruas conseguiu dar uma sobrevida à Variant, que acaba de ganhar uma nova geração.

Enquanto o sedã deixou de ser fabricado para dar lugar ao elétrico ID.7, a perua chega com desenho mais arredondado, mote que também estará no novo Tiguan, com quem compartilha a plataforma MQB Evo. Assim como no SUV, estão lá os faróis mais finos ligados pela grade superior iluminada e as grandes entradas de ar no para-choque.

Na traseira, lanternas interligadas de ponta a ponta também fazem parte do pacote visual que a Volkswagen deve adotar em seus novos modelos.

Volkswagen Passat Variant 2024
Volkswagen Passat Variant 2024
Imagem: Divulgação

O interior também se rendeu à moda das telas grandes, com uma multimídia de 15 polegadas se destacando no centro. As versões mais baratas trarão um visor de 12,9”, menor, mas ainda superior à média dos carros atuais. O painel de instrumentos também é digital.

A distância entre-eixos ganhou 5 cm. Há espaço para cinco pessoas viajar com conforto e ainda levar 690 litros de bagagem.

Na motorização, esqueça uma versão elétrica, papel que será cumprido pelo ID.7. No máximo que a Passat Variant vai oferecer são duas versões com sistema híbrido plug-in, que podem rodar até 100 km utilizando somente eletricidade, mas ainda vai poder contar com um motor a gasolina 1.5 turbo com uma opção de 204 cv e outra de 272 cv. 

Volkswagen Passat Variant 2024
Tela de 15 polegadas é opcional. De série vem uma não muito menor, de 12,9"
Imagem: Divulgação

Há ainda um 1.5 híbrido leve com 150 cv, dois 2.0 turbo a gasolina (204 cv e 265 cv) e três 2.0 turbodiesel com 122 cv, 150 cv e 193 cv, as duas últimas com tração nas quatro rodas. A transmissão automatizada DSG de dupla embreagem é padrão em todas as versões. A alavanca sai do console e vai para a coluna de direção.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Se vem para o Brasil? Dificilmente. O mercado de peruas praticamente não existe mais por aqui, desde que foi tomado pelos SUVs. Mais fácil esperar pelo Tiguan.

Volkswagen Passat Variant 2024
Volkswagen Passat Variant tem porta-malas de 690 litros
Imagem: Divulgação

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023