Volkswagen Golf muda no Brasil após 14 anos

Montadora confirma importação do hatch médio nas versões 1.4 Highline de 140 cv e 2.0 GTI de 220 cv para o mercado nacional; valores ainda não foram divulgados

VW mostra o novo Golf em avant-première em São Paulo | Imagem: Karina Simões

A tão esperada renovação do Golf para o mercado brasileiro, enfim, está prestes a acontecer. Lançado há um ano no Salão de Paris, o modelo - que está na 7ª geração – será importado da Alemanha em um primeiro momento e desembarca no País em duas versões: Highline e GTI. A marca informou que os valores devem ser divulgados em alguns dias, no entanto, ainda não foi confirmado quando se iniciam as vendas do hatch médio no Brasil.

A atualização do Golf era ansiosamente esperada pelos clientes brasileiros que estão há 14 anos apenas com a geração 4 à venda em nosso mercado. Nesse meio tempo, houve uma reestilização caseira do modelo, em 2007. A justificativa, na época, era que as gerações 5 e 6 do Golf eram muito caras e sofisticadas e teriam preços proibitivos no País. A produção local também esteve fora de cogitação por conta da baixa demanda.

Agora, com o acirramento da concorrência e, principalmente, pelo fato de a Volkswagen ambicionar o 1º lugar em vendas mundiais, hoje com a Toyota, o mercado brasileiro voltou a receber a atenção da matriz, que planeja não só produzir o novo Golf no Paraná como também lançar o inédito compacto up! e a nova geração do sedã Santana nos próximos meses.

Tecnologia de ponta

A versão Highline vem equipada com motor 1.4 TSI BlueMotion de 140 cv e será vendida com opções de transmissão manual de seis velocidades ou automática de dupla embreagem (DSG) com sete velocidades e função “Tiptronic”.

Já a versão esportiva GTI vem equipada com um motor 2.0 a gasolina, turboalimentado e com injeção direta, capaz de gerar 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. Esta versão será oferecida apenas com câmbio automático DSG de seis velocidades. 

Além do motor mais potente, a versão GTI destaca-se pelas pinças de freios na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED. Para completar o visual esportivo, há rodas de liga leve aro 17 e duas ponteiras de escape, uma de cada lado, com desenho exclusivo.

O novo Golf foi desenvolvido sob a plataforma MQB, ainda novidade no Brasil. De série, o hatch conta com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelho para o motorista) e controle eletrônico de estabilidade(ESC). Para garantir mais segurança, a Volks optou por adotar um sistema de proteção aos ocupantes, onde ao detectar uma situação de risco, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados.

Além disso, a versão de entrada ainda contará com sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, freios com sistema “Multicollision Brake”, freio de estacionamento eletromecânico com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de perda de pressão dos pneus e o sistema Start-Stop, que desliga o motor de forma instantânea quando o carro encontra-se parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o freio é aliviado.

Os opcionais são muitos, um deles é o sistema de seleção do perfil de condução, onde o motorista pode escolher entre os modos Eco, Sport, Normal e Individual. Será oferecido também um sistema que identifica as condições de pista e aciona o farol alto quando necessário, além do controlador adaptativo de velocidade e distância, que mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente

Até hoje, o Golf acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1974. A marca alemã não revelou detalhes da expectativa de vendas no Brasil, tampouco quando o veículo chega às lojas brasileiras. Confira, em setembro, nossa avaliação do novo Golf pelas estradas alemãs.   

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