Volkswagen Gol S 84 pouco usado roda como novo e todo original; veja preço

Raridade da cor Bege Palha tem apenas 61 mil km, nunca foi restaurada e tem placa de colecionador
Volkswagen Gol S 1984

Volkswagen Gol S 1984 | Imagem: Reprodução/Michielon Multimarcas

A Volkswagen acertou em cheio ao batizar o projeto BX – criado em 1976 - de Gol, um nome simples e de significado forte, vitorioso, a exemplo do esporte mais popular do mundo, o futebol.

VEJA TAMBÉM:

Apesar de, no início, as vendas não terem emplacado logo que o carro foi lançado, em maio de 1980, os anos seguintes mostraram que a marca alemã estava certa ao repensar o projeto original.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A explicação para isso era a aposta errada em usar o motor do velho Fusca, um boxer (cilindros opostos) refrigerado a ar, 1.3 (1.285 cm³) de míseros 47 cv. 

Mais tarde a marca conscientizou-se de que não valia a pena, apesar de priorizar a economia e assim disponibilizou motor mais forte, o 1.6, com dupla carburação, que ganhava 9 cv a mais em relação às versões de entrada Básica e L. Com as mudanças, o Gol passou a ganhar as siglas S e LS.

Somente em 1985, com exceção da versão de entrada BX, todo o restante da linha ganhava o motor com refrigeração a água, acompanhando os irmãos Voyage e Parati, lançados em 1981 e 1982, respectivamente. A picape Saveiro, introduzida em 1982, ainda manteria o motor 1.6 a ar nos primeiros anos de produção.

O golaço à venda

Volkswagen Gol S 1984
Volkswagen Gol S 1984 vem com bancos aveludados e ventilação forçada entre os itens de série
Imagem: Reprodução/Michielon Multimarcas

Este Volkswagen Gol S 1984 à venda pela Michielon Multimarcas tem apenas 61 mil km originais e ostenta orgulhosamente a placa preta de coleção (garantido a veículos com mais de 30 anos e com, pelo menos, 80% de originalidade). No caso deste lindo Gol, certamente tem muito mais do que isso, pois, segundo o vendedor João Victor Manfro, nunca foi restaurado.

“Tudo nele é original e a pintura possui apenas alguns retoquinhos, nada que desabone uma peça de coleção de mais de 40 anos”, pondera.

Além disso, toda a parte estrutural do hatch da Volkswagen não possui nenhum pontinho sequer de ferrugem. E o que dizer da parte mecânica? Só de olhar no cofre do motor, é possível ter a sensação do som do clássico boxer 1.6 a ar trabalhando redondinho.

“O motor dele é o 1.6 refrigerado a ar com dupla carburação de 66 cv que está totalmente operacional, sem vazamentos ou falhas na partida”, explica Manfro.

Outro detalhe que chama a atenção é a parte interna onde nem mesmo um rádio toca-fitas foi instalado, mantendo tudo como veio de fábrica. Os bancos ainda mantêm a textura aveludada e macia, uma época que, infelizmente, não volta mais.

Mas por R$ 58 mil, esta rara unidade colecionável de um das primeiras unidades do Gol do Brasil pode ser a chave para ligar a máquina do tempo.  

Volkswagen Gol S 1984
Volkswagen Gol S 1984 conta com luzes de ré, ao contrário da versão mais em conta da linha do hatch, a BX
Imagem: Reprodução/Michielon Multimarcas

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.