Volkswagen Fusca conversível é raridade para curtir o verão; veja preço
Modelo 1969 com pintura de dois tons foi customizado com rigorosos padrões de qualidade
Andar de Fusca conversível, sem pressa, está entre as melhores experiências ao volante. Mas há poucas unidades em bom estado hoje em dia no Brasil dessa rara versão do clássico da Volkswagen que teve pouquíssimas unidades fabricadas. Da linha Typ 14A Hebmüller Cabriolet, estima-se que apenas 100 unidades ainda existam.
VEJA TAMBÉM:
Na época em que o então presidente da República, Itamar Franco, resolveu ressuscitar o Volkswagen Fusca, em 1993, apenas dois exemplares foram fabricados com ajuda da Sulam para o evento de relançamento na fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Outras poucas empresas também chegaram a montar unidades conversíveis do Fusca dentro de bons padrões de qualidade.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Interior caprichado
Imagem: Reprodução/Lart
Nos Estados Unidos, houve o Super Beetle, que foi uma versão conversível do Fusca fabricada pela Volkswagen, Mas, no Brasil, a fabricante nunca teve o modelo com capota removível. Pois bem, o exemplar que aparece nas imagens é um raro modelo 1969, que foi convertido com alta qualidade, com homologação pelo Inmetro e pelo Detran, feita pela empresa "Trocar Autos Antigos".
Com pintura de dois tons, com uma combinação de vinho com creme, o belo Fusca conversível está à venda na loja Lart, de São Paulo, por R$ 165 mil. Para combinar com a cor da carroceria, o interior foi refeito com capricho em um tom claro e com detalhes originais, o que inclui volante, cluster, maçanetas, botões no painel e até o rádio cromado, que funciona até com ondas médias (OM).
Pelas imagens é possível notar que, quando a capota é aberta, fica perfeitamente dobrada na parte traseira, com ajuda de botões de pressão, como na versão original que foi oferecida na Europa e Estados Unidos. Também chamam atenção os pneus de faixa branca e as calotas cromadas, assim como as viseiras nos faróis, o que chegou a ser oferecido como acessório original.
O Fusca 1969 vem com motor 1.3, boxer, de quatro cilindros, refrigerado a ar, alimentado por carburador de corpo simples. Pode ser abastecido apenas com gasolina e rende apenas 46 cv e 9 kgfm a 2.800 rpm acoplado ao câmbio manual, de 4 marchas.
Na parte estrutural, o Fusca 69 tem suspensão independente com braço arrastado na frente e semi-eixo oscilante na traseira e barra de torção. Os freios são a tambor, portanto, é bom ir devangar com o andor. E a direção não tem assistência. Mais um motivo para pisar de leve no acelerador. Mesmo porque, o caro não passa dos 105 km/h e faz de 0 a 100 km/h em longos 45 segundos.
Imagem: Reprodução/Lart