Volkswagen Fox: do que os proprietários mais reclamam na internet
Mesmo popular proprietários sofrem com recall, óleo no motor e perda de força no motor
Desde o seu lançamento no Brasil, em 2003, o Volkswagen Fox rapidamente se destacou como um dos favoritos no mercado de compactos. O compacto conquistou o coração dos motoristas brasileiros, oferecendo um excelente custo-benefício.
Equipado com tecnologias e um espaço interno amplo para sua categoria, o hatch recebeu uma reestilização em 2009 e outra em 2014 quando passou a lembrar o Golf VII. O Fox é uma escolha econômica e prática, principalmente para quem dirige na cidade, com preço de usado a partir de R$ 31.000 (modelo 2015).
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Apesar disso, o Fox não é imune a críticas de seus proprietários. AUTOO fez um levantamento de reclamações na internet e mostra a seguir alguns aspectos que deixam a desejar.
Em plataformas especializadas em defesa do consumidor, proprietários têm relatado problemas que afetam a experiência de condução. São questões de recall do airbag, problema de óleo no motor e embreagem.
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RECLAMAÇÕES DOS DONOS DE FOX
Recall
Em um caso, por exemplo, um proprietário de um Volkswagen Fox 2013 tem enfrentando dificuldades para conseguir a documentação do seu veículo. O problema começou quando a Volkswagen solicitou um recall devido a um defeito específico. Desde então, ele tem ido a diversas concessionárias em São Paulo, mas nenhuma delas possui a peça necessária para realizar o reparo.
A situação se tornou ainda mais preocupante, pois, sem o cumprimento do recall, a emissão do documento do carro está bloqueada. O motorista teme que, a qualquer momento, a polícia o pare e o veículo seja apreendido por conta dessa pendência. Ele se sente negligenciado pela montadora, que, ao exigir o recall, não garante a disponibilidade das peças essenciais para a solução do problema.
Em outro caso, uma proprietária de um Volkswagen Fox, recentemente levou seu carro para realizar um recall em uma concessionária da sua cidade. Embora o serviço tenha sido feito, ela percebeu que, após 15 dias, o documento do veículo ainda não foi atualizado junto ao Detran.
Já um terceiro consumidor, recebeu uma carta do Senatran sobre um recall. Ao buscar atendimento na concessionária, só conseguiu agendar para quase 50 dias depois. Se a peça estiver disponível, a troca será feita; caso contrário, terá que esperar mais.
Enquanto isso, o documento e o licenciamento do veículo estão bloqueados, o que prejudica seu trabalho, já que depende do carro para gerar renda.
A Volkswagen não respondeu a nenhuma das reclamações relacionados ao recall, registradas no site de defesa do consumidor.
Óleo no motor
Outro problema recorrente mencionado por proprietários do fox é o óleo no motor. Segundo os donos, há vazamento de óleo, sensor de óleo do motor com problema e problema na bomba de óleo.
“Comprei um Fox 1.0 2012/2013 com 60 mil km, mas a luz de óleo e outras falhas começaram a acender. Após várias revisões e trocas de peças, o problema persiste e a única solução é refazer o motor. Questiono por que a empresa não fez um recall para corrigir essas falhas. Estou entre gastar muito para consertar ou vender o carro por um preço baixo, deixando o próximo dono enfrentar o mesmo problema. Segui todas as orientações do manual e gastei demais em um carro que parece sem solução. ”, afirmou um proprietário.
A Volkswagen esclareceu que seus produtos são comercializados com uma garantia total de três anos. Isso significa que, dentro desse período, ela se compromete a reparar, sem custos para o cliente, quaisquer eventuais falhas relacionadas ao produto, material ou montagem, desde que sejam observadas as recomendações do plano de manutenções.
“Eu tenho um Fox e sempre mantive com revisões. Recentemente, o carro acusou falta de pressão de óleo, e após levar à oficina, o mecânico trocou o sensor e a bomba, mas o problema persistiu. Ao abrir o motor, encontrou danos internos, indicando falha na lubrificação. Agora, ele me cobra R$ 8.000 para consertar, enquanto o carro vale cerca de R$ 20.000. Estou decepcionado com a Volkswagen e com o Fox. ”, afirmou outro.
Neste caso, a reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.
“Meu Fox Xtreme 2020, com apenas 14 mil km, apresentou vazamento de óleo e está parado na concessionária aguardando a peça. Não consigo contato com o SAC da VW, mas a equipe concessionária está ajudando. Estou esperando que a VW libere a locação de um veículo semelhante, pois uso meu carro comercialmente e estou enfrentando sérios prejuízos devido à demora na resolução do problema. ”, informou o proprietário.
Embreagem
Vários consumidores relataram sobre desgaste prematuro da embreagem. Especialmente nas versões com câmbio manual, a embreagem do Fox pode apresentar desgaste antecipado, necessitando de substituição mais cedo do que o esperado.
“Comprei um Fox Connect e realizei todas as revisões dentro do prazo. Meses depois meu carro parou no meio da rua, e fui rebocada para a concessionária e me informaram que o conserto custaria R$ 3.289,22 e que não estava na garantia. Disseram que o platô da embreagem estava deformado, alegando mau uso, mesmo o carro tendo apenas 27.434 km e sem apresentar sinais de desgaste. ”, disse uma das queixas.
A consumidora relatou ainda estar insatisfeita, pois nunca teve problemas de embreagem em outros veículos. Ela solicitou um laudo, mas recebeu apenas explicações verbais e acredita que o desgaste pode ser resultado de um vício oculto ou da qualidade das peças.
Na ocasião, a Volkswagen informou que algumas peças são consideradas itens de desgaste natural, cuja vida útil pode ser afetada por fatores como modo de direção, condições ambientais e carga do veículo.
Em mais um dos registros, um proprietário relatou que seu veículo parou de funcionar. Levado à concessionária, foi informado que a quebra da cremalheira da direção foi causada pelo desgaste da embreagem.
A montadora se colocou à disposição para conclusão dos reparos necessários, mediante aprovação prévia de orçamento.