Volkswagen Fox: do que os proprietários mais reclamam na internet

Mesmo popular proprietários sofrem com recall, óleo no motor e perda de força no motor
Volkswagen Fox

Volkswagen Fox | Imagem: Divulgação

Desde o seu lançamento no Brasil, em 2003, o Volkswagen Fox rapidamente se destacou como um dos favoritos no mercado de compactos. O compacto conquistou o coração dos motoristas brasileiros, oferecendo um excelente custo-benefício.

Equipado com tecnologias e um espaço interno amplo para sua categoria, o hatch recebeu uma reestilização em 2009 e outra em 2014 quando passou a lembrar o Golf VII. O Fox é uma escolha econômica e prática, principalmente para quem dirige na cidade, com preço de usado a partir de R$ 31.000 (modelo 2015).

VEJA TAMBÉM:

Apesar disso, o Fox não é imune a críticas de seus proprietários. AUTOO fez um levantamento de reclamações na internet e mostra a seguir alguns aspectos que deixam a desejar.

Em plataformas especializadas em defesa do consumidor, proprietários têm relatado problemas que afetam a experiência de condução. São questões de recall do airbag, problema de óleo no motor e embreagem.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox Imagem: Divulgação

RECLAMAÇÕES DOS DONOS DE FOX

Recall

Em um caso, por exemplo, um proprietário de um Volkswagen Fox 2013 tem enfrentando dificuldades para conseguir a documentação do seu veículo. O problema começou quando a Volkswagen solicitou um recall devido a um defeito específico. Desde então, ele tem ido a diversas concessionárias em São Paulo, mas nenhuma delas possui a peça necessária para realizar o reparo.

A situação se tornou ainda mais preocupante, pois, sem o cumprimento do recall, a emissão do documento do carro está bloqueada. O motorista teme que, a qualquer momento, a polícia o pare e o veículo seja apreendido por conta dessa pendência. Ele se sente negligenciado pela montadora, que, ao exigir o recall, não garante a disponibilidade das peças essenciais para a solução do problema.

Em outro caso, uma proprietária de um Volkswagen Fox, recentemente levou seu carro para realizar um recall em uma concessionária da sua cidade. Embora o serviço tenha sido feito, ela percebeu que, após 15 dias, o documento do veículo ainda não foi atualizado junto ao Detran.

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox Imagem: Divulgação

Já um terceiro consumidor, recebeu uma carta do Senatran sobre um recall. Ao buscar atendimento na concessionária, só conseguiu agendar para quase 50 dias depois. Se a peça estiver disponível, a troca será feita; caso contrário, terá que esperar mais.

Enquanto isso, o documento e o licenciamento do veículo estão bloqueados, o que prejudica seu trabalho, já que depende do carro para gerar renda.

A Volkswagen não respondeu a nenhuma das reclamações relacionados ao recall, registradas no site de defesa do consumidor.

Óleo no motor

Outro problema recorrente mencionado por proprietários do fox é o óleo no motor. Segundo os donos, há vazamento de óleo, sensor de óleo do motor com problema e problema na bomba de óleo.

“Comprei um Fox 1.0 2012/2013 com 60 mil km, mas a luz de óleo e outras falhas começaram a acender. Após várias revisões e trocas de peças, o problema persiste e a única solução é refazer o motor. Questiono por que a empresa não fez um recall para corrigir essas falhas. Estou entre gastar muito para consertar ou vender o carro por um preço baixo, deixando o próximo dono enfrentar o mesmo problema. Segui todas as orientações do manual e gastei demais em um carro que parece sem solução. ”, afirmou um proprietário.

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox Imagem: Divulgação

A Volkswagen esclareceu que seus produtos são comercializados com uma garantia total de três anos. Isso significa que, dentro desse período, ela se compromete a reparar, sem custos para o cliente, quaisquer eventuais falhas relacionadas ao produto, material ou montagem, desde que sejam observadas as recomendações do plano de manutenções.

“Eu tenho um Fox e sempre mantive com revisões. Recentemente, o carro acusou falta de pressão de óleo, e após levar à oficina, o mecânico trocou o sensor e a bomba, mas o problema persistiu. Ao abrir o motor, encontrou danos internos, indicando falha na lubrificação. Agora, ele me cobra R$ 8.000 para consertar, enquanto o carro vale cerca de R$ 20.000. Estou decepcionado com a Volkswagen e com o Fox. ”, afirmou outro.

Neste caso, a reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.

“Meu Fox Xtreme 2020, com apenas 14 mil km, apresentou vazamento de óleo e está parado na concessionária aguardando a peça. Não consigo contato com o SAC da VW, mas a equipe concessionária está ajudando. Estou esperando que a VW libere a locação de um veículo semelhante, pois uso meu carro comercialmente e estou enfrentando sérios prejuízos devido à demora na resolução do problema. ”, informou o proprietário.

Volkswagen Fox 2022
Volkswagen Fox 2022 Imagem: Divulgação

Embreagem

Vários consumidores relataram sobre desgaste prematuro da embreagem. Especialmente nas versões com câmbio manual, a embreagem do Fox pode apresentar desgaste antecipado, necessitando de substituição mais cedo do que o esperado.

“Comprei um Fox Connect e realizei todas as revisões dentro do prazo. Meses depois meu carro parou no meio da rua, e fui rebocada para a concessionária e me informaram que o conserto custaria R$ 3.289,22 e que não estava na garantia. Disseram que o platô da embreagem estava deformado, alegando mau uso, mesmo o carro tendo apenas 27.434 km e sem apresentar sinais de desgaste. ”, disse uma das queixas.

A consumidora relatou ainda estar insatisfeita, pois nunca teve problemas de embreagem em outros veículos. Ela solicitou um laudo, mas recebeu apenas explicações verbais e acredita que o desgaste pode ser resultado de um vício oculto ou da qualidade das peças.

Na ocasião, a Volkswagen informou que algumas peças são consideradas itens de desgaste natural, cuja vida útil pode ser afetada por fatores como modo de direção, condições ambientais e carga do veículo.

Em mais um dos registros, um proprietário relatou que seu veículo parou de funcionar. Levado à concessionária, foi informado que a quebra da cremalheira da direção foi causada pelo desgaste da embreagem.

A montadora se colocou à disposição para conclusão dos reparos necessários, mediante aprovação prévia de orçamento.